Policiais civis reclamam da falta de estrutura básica para trabalhar em DIPs e delegacias do Amazonas

“A gente está sendo obrigado a imprimir documentos em folhas de rascunhos ou imprimir um documento de notificação, que antes imprimíamos em duas folhas, em apenas uma e cortar ao meio. Estamos trabalhando como podemos. Dando o nosso jeitinho”, disse um policial, que preferiu não ter o nome divulgado.
O mesmo problema foi relatado por policiais do 11º e 9º DIPs, além da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). De acordo com informações do presidente do sindicato, Rômulo Valente, a problemática persiste em vários outros DIPs. “Associado a isso, também temos o problema da falta de limpeza. Tem delegacias em que a limpeza é precária. Os serviços gerais são feitos por uma única equipe responsável por limpar, de forma itinerante, todos os DIPs, incluindo a Delegacia Geral (DG)”, falou o presidente.
De acordo com policiais da DEHS e da DECCM, para manter as delegacias limpas, eles fazem ‘vaquinha’ para pagar uma pessoa responsável pelo serviço ou ‘quebram o galho’ com lavadores de carros que também aceitam ganhar gorjetas pra fazer a limpeza. “Às vezes, quando chego no plantão, aos domingos, eu que limpo tudo”, disse um policial que também pediu para ter o nome preservado.
A Polícia Civil (PC) informou, em nota, que, de acordo com o diretor do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Polícia Civil do Amazonas, Aquiles Andrade, houve redução de material de expediente e de toners para as impressoras das unidades, “mas a medida não irá prejudicar o andamento dos trabalhos desempenhados nas delegacias da capital”. Conforme o diretor do DAF, a reposição dos materiais mencionados está sendo providenciada. O diretor ressaltou que a administração da PC, mesmo com o atual cenário financeiro do órgão, continua trabalhando para oferecer aos servidores condições para que atuem nas demandas diárias das unidades policiais, sem que o atendimento à população seja prejudicado.
Ainda conforme a nota, uma equipe foi contratada para realizar limpeza e manutenção sanitária nas unidades policiais. “Esses serviços estão sendo executados nas unidades policiais na capital, obedecendo cronograma preestabelecido”, diz o texto.



