Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ministro da Justiça elogia Governo do Amazonas por atendimento aos indígenas venezuelanos

Compartilhe
Ministro da Justiça elogia Governo do Amazonas por atendimento aos indígenas venezuelanos

Manaus- Em breve visita ao Centro de Acolhimento aos Imigrantes no bairro do Coroado, zona leste de Manaus, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, elogiou a forma com a qual o Governo do Estado do Amazonas vem prestando auxílio aos indígenas da etnia Warao, que fugiram da Venezuela e buscaram abrigo no Amazonas.

“O que vi aqui (Manaus) é excepcional. As instalações, o redário, a qualidade da comida, a limpeza das instalações, tanto no coletivo quanto no quarto das lideranças. O Governo do Amazonas até manteve o traço cultural fundamental que é a hierarquia. Está clara e reconhecida a liderança que tem seu quarto em separado. Isso é um traço cultural muito importante”, enfatizou Jardim.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) informou que o Governo do Amazonas vem investindo a quantia de R$ 2,7 milhões na assistência aos imigrantes, além de gastar R$ 900 mil só na alimentação dos refugiados. Os imigrantes também recebem auxílio com saúde, educação e assistência social. O amparo conta com uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

“Nós fazemos um plantão diário na rodoviária de Manaus para cadastrar os indígenas que chegam e a partir daí, eles são encaminhados para cá (Centro de Acolhimento). Aqui no acolhimento, exclusivamente sob a responsabilidade do Governo do Estado, eles (imigrantes) são atendidos com três refeições diárias, possuem grupos de trabalho para produção do artesanato. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação trabalha no diagnóstico das crianças para fazer a inclusão delas nas escolas e os indígenas abrigados também recebem atendimento médico duas vezes por semana”, enumerou a secretária.

Avaliação de medidas – O ministro Torquato Jardim informou que o Governo Federal ainda avalia medidas que venham solucionar a situação que ainda é muito crítica. Ele disse que o Governo vem analisando a questão humanitária que envolve os refugiados, mas que deve haver equilíbrio entre o permanente e o transitório.

“A circunstância humanitária é inequívoca. A dignidade humana é fundamento do Estado brasileiro. Está sendo feito tudo o que é possível, mas existem vários desafios. Faremos tudo o que for necessário para abrigar os imigrantes, mas queremos que isso seja transitório”, declarou o ministro.

Atualmente, 497 indígenas venezuelanos estão alojados no Centro de Acolhimento aos Imigrantes, entre eles Evelio Mariano, que fugiu da Venezuela devido à crise política e social de seu país natal. “Aqui temos teto, temos médico, temos comida e escolas para os nossos filhos. O que conseguimos aqui, não tivemos na Venezuela. Quero morar aqui com a minha família por muito tempo”, declarou Mariano.

Com informações- Portal OLM



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais