Ministério Público abre inquéritos para investigar serviços em hospital de Manaus

Um dos inquéritos, o de nº 2340/2016, investiga a falta de prestação de serviço da empresa Norte Ambiental na coleta de lixo do hospital. O outro, de nº 2341/2016, investiga denúncia feita pelo Núcleo de Apoio Técnico do MP sobre o não funcionamento do gerador de energia e da sala de Raio-X em razão da ausência de equipamentos de energia elétrica.
No inquérito nº 2342/2016, o MP investiga pedido de indenização da empresa D. de Azevedo Flores, contratada para realizar o serviço de lavagem de roupas, por falta de pagamento. No quarto inquérito (nº 2344/2016, o hospital está sendo questionado sobre terceirização de serviços de vigilância, alimentação e serviços gerais, apesar de possuir quadro de pessoal para essas atividades.
As ações foram apresentadas pela 70ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público. A intenção é garantir a proteção, prevenção e reparação de possíveis danos causados ao patrimônio público ou à moralidade administrativa do Estado, conforme estabelece o Artigo 25, IV, da Lei nº 8.625/93 e Art. 3º, inciso IV, alíneas ‘a’ e ‘b’, da Lei Complementar Estadual nº 011/93.
A saúde pública no Estado é alvo da operação ‘Maus Caminhos’, da PF (Polícia Federal) e CGU (Controladoria Geral da União), deflagrada no dia 20 de setembro e que investiga fraudes na prestação de serviços por empresas terceirizadas. A PF e CGU descobriram que o INC (Instituto Novos Caminhos) contratava empresas com valores superfaturados e, em alguns casos, pagava as companhias sem que os serviços fossem prestados. A fraude causou prejuízos de mais de R$ 110 milhões, dinheiro desviado do Fundo Estadual de Saúde. O principal implicado é o médico Mouhamad Moustafa, considerado o chefe do esquema e que está preso, e as empresas Salvare, Simea e Total Saúde.
Conteúdo e foto do Portal Jander Vieira http://jandervieira.com/portal/blog/ministerio-publico-abre-quatro-inqueritos-para-investigar-servicos-em-hospital-de-manaus/


