Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Deputado Carlos Alberto presta homenagem no plenário Ruy Araújo aos 108 anos do IFAM

Compartilhe
Deputado Carlos Alberto presta homenagem no plenário Ruy Araújo aos 108 anos do IFAM

A sessão especial em homenagem aos 108 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB) aconteceu nesta terça-feira (26), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o parlamentar, a solenidade é importantíssima, pois o IFAM tem uma trajetória honrada e comprometida em promover uma educação de excelência visando à formação do cidadão crítico, empreendedor e comprometido. “Este é um momento especial. O IFAM oferece acesso a uma educação profissional pública, com uma proposta de ensino básico, técnico e graduação para uma qualificação profissional de jovens, que não possuem condições de acesso ao ensino técnico de qualidade”, disse o deputado estadual Carlos Alberto.

O reitor do IFAM, Antônio Venâncio afirmou que fica feliz com a homenagem que foi proposta pelo deputado Carlos Alberto. “É um momento histórico para o Amazonas e para rede de educação, ciência e tecnologia do Brasil. São 108 anos da história da rede, que conta com mais de 900 mil matrículas. O IFAM tem grande importância na transformação social do Estado. Ao longo do tempo passou por várias nomenclaturas e mudanças, mas que serviram para uma sociedade mais justa”, disse Venâncio.

Durante a  solenidade professores do IFAM, representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc), além dos deputados Luiz Castro, José Ricardo e Belarmino Lins, que também destacaram a importância da instituição de ensino para o Estado.

Sobre o IFAM

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pelo Governo Federal constituiu uma ação de caráter revolucionário no país, tendo como base a Rede Federal de Educação Tecnológica. Os Institutos surgiram com uma proposta de expansão do ensino técnico e tecnológico jamais vista, uma vez que promovem o ensino nos níveis básico, técnico e tecnológico, incluindo programas de formação e qualificação de trabalhadores, licenciaturas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Em 29 de dezembro de 2008, foi sancionado o decreto de Lei Nº 11.892, criando trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

História

A história começa em 1909 com a criação de uma Escola de Aprendizes Artífices. Em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, a Escola de Aprendizes Artífices de Manaus passa a ser chamada Lyceu Industrial de Manaus. Em 1940, o Campus Manaus Zona Leste tem suas origens na Escola Agrotécnica Federal de Manaus. A Escola Técnica foi criada pelo decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Já em 1965 surge a Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) por meio da Lei 4.759. Criada com o nome de Escola Agrotécnica Marly Sarney, a Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cachoeira foi construída em 1988. Em 2001, a ETFAM foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM) e em 2008 virou o IFAM.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais