Deputado Carlos Alberto presta homenagem no plenário Ruy Araújo aos 108 anos do IFAM
A sessão especial em homenagem aos 108 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB) aconteceu nesta terça-feira (26), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com o parlamentar, a solenidade é importantíssima, pois o IFAM tem uma trajetória honrada e comprometida em promover uma educação de excelência visando à formação do cidadão crítico, empreendedor e comprometido. “Este é um momento especial. O IFAM oferece acesso a uma educação profissional pública, com uma proposta de ensino básico, técnico e graduação para uma qualificação profissional de jovens, que não possuem condições de acesso ao ensino técnico de qualidade”, disse o deputado estadual Carlos Alberto.
O reitor do IFAM, Antônio Venâncio afirmou que fica feliz com a homenagem que foi proposta pelo deputado Carlos Alberto. “É um momento histórico para o Amazonas e para rede de educação, ciência e tecnologia do Brasil. São 108 anos da história da rede, que conta com mais de 900 mil matrículas. O IFAM tem grande importância na transformação social do Estado. Ao longo do tempo passou por várias nomenclaturas e mudanças, mas que serviram para uma sociedade mais justa”, disse Venâncio.
Durante a solenidade professores do IFAM, representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc), além dos deputados Luiz Castro, José Ricardo e Belarmino Lins, que também destacaram a importância da instituição de ensino para o Estado.
Sobre o IFAM
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pelo Governo Federal constituiu uma ação de caráter revolucionário no país, tendo como base a Rede Federal de Educação Tecnológica. Os Institutos surgiram com uma proposta de expansão do ensino técnico e tecnológico jamais vista, uma vez que promovem o ensino nos níveis básico, técnico e tecnológico, incluindo programas de formação e qualificação de trabalhadores, licenciaturas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Em 29 de dezembro de 2008, foi sancionado o decreto de Lei Nº 11.892, criando trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
História
A história começa em 1909 com a criação de uma Escola de Aprendizes Artífices. Em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, a Escola de Aprendizes Artífices de Manaus passa a ser chamada Lyceu Industrial de Manaus. Em 1940, o Campus Manaus Zona Leste tem suas origens na Escola Agrotécnica Federal de Manaus. A Escola Técnica foi criada pelo decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Já em 1965 surge a Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) por meio da Lei 4.759. Criada com o nome de Escola Agrotécnica Marly Sarney, a Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cachoeira foi construída em 1988. Em 2001, a ETFAM foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM) e em 2008 virou o IFAM.