‘Dança das cadeiras no governo’ Afonso Lobo pede exoneração e deixa a Sefaz; Jorge Jatahy assume a pasta
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) acaba de confirmar, nesta segunda-feira (23), a exoneração do secretário da Fazenda, Afonso Lobo, que será substituído pelo atual secretário-executivo de Receita do Estado, Jorge Jatahy, que é funcionário de carreira da Sefaz desde 1987 quando iniciou como fazendário na Gerência de Fiscalização de Documentos e atualmente era o secretário executivo da receita. Era um dos nomes mais cotados para o cargo, mesmo após se afastar, no final do ano passado, por problemas de saúde.
De acordo com a Secom, Afonso Lobo coordenava a Secretaria de Fazenda desde dezembro 2012. A nomeação de Jatahy será publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda. Auditor fiscal de carreira da Sefaz, Jatahy é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas, com especialização em administração pública, e é funcionário de carreira da Sefaz com ampla experiência na área de fiscalização, arrecadação e tributação de impostos municipal, estadual e federal. Ele também atuou na Prefeitura de Manaus e Receita Federal.
Ao retornar da licença médica, Jatahy, presidiu a comissão de revisão dos benefícios fiscais às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) no início de janeiro. O estudo, previsto para ser concluído em março, servirá de base para a elaboração de um anteprojeto de lei apontando setores econômicos, cujas contribuições podem ser retiradas ou diminuídas em benefício de outros segmentos, que encontram dificuldades para se fixar na região ou que estejam com reduzida capacidade competitiva.
Com a nomeação do novo titular, haverá mudanças no comando das secretarias executivas da Sefaz, conforme adiantou Jatahy. Na secretaria-executiva de Receita ficará o ex-secretário de Trabalho, Hisashi Toyoda. Como secretário-executivo do Tesouro, Francisco Arnóbio, e na secretaria-executiva de administração, Dário José Pain. “Vamos aproveitar nosso quadro de profissionais, temos muitos profissionais experientes e que serão fundamentais para fazer frente aos desafios da Sefaz. As mudanças vão acontecer de forma tranquila”, disse Jatahy.



