Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Carlos Alberto destaca acordos de reconhecimento de paternidade voluntária no plenário da ALEAM

Compartilhe
Carlos Alberto destaca acordos de reconhecimento de paternidade voluntária no plenário da ALEAM

Na manhã desta quarta-feira (16), o deputado estadual Carlos Alberto (PRB) discursou no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre o aumento de acordos de reconhecimento de paternidade voluntária. Segundo o parlamentar, essa é uma ação relevante que serve para estabelecer a relação afetiva entre o pai e o filho. De acordo com Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), de janeiro a junho deste ano o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) registrou a homologação de 41 acordos desta natureza.

“Sempre preocupado com a proteção de nossas crianças é que destaco esse dado importante do Tribunal de Justiça, pois além de conceder efeitos jurídicos, a nossa Constituição Federal do Brasil fala que os filhos havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção terão os mesmos direitos e qualificações proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação”, destacou o deputado Carlos Alberto.

Carlos Alberto, que também é presidente da Comissão de Crianças, Jovens e Adolescentes da casa legislativa explicou que apresentou o Projeto de Lei Nº 107/2016, que obriga os cartórios responsáveis pelo registro civil a informar a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) sobre os casos de recém-nascidos que tiveram sua certidão emitida sem a identificação do pai. “O projeto de lei apresentado tem a finalidade principal de fazer com que o poder público exerça seu papel e acompanhe esses casos”, disse o parlamentar, que ressaltou que a PL é de grande importância para as crianças que crescem sem a presença paterna, e que em alguns momentos, e inclusive sofrem prejuízos quando são herdeiros.

Para o deputado estadual, o reconhecimento voluntário de paternidade além de proteger o direito dos filhos é um ato de amor, carinho e responsabilidade. “Muitas vezes as crianças crescem sem a presença do pai, necessitando de um afago no colo. Parabenizo aos pais que reconheceram voluntariamente seus filhos e deram a oportunidade de crescer com um grande parceiro da vida”, frisou o parlamentar.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais