Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Arthur pede ao TRE que acelere posse do governador eleito

Compartilhe
Arthur pede ao TRE que acelere posse do governador eleito

Preocupado com os rumos econômicos e com a retomada do crescimento no Amazonas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve nesta terça-feira, 8/8, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, para pedir ao presidente do Tribunal, desembargador Yedo Simões, celeridade na posse do novo governador, que será eleito no próximo dia 27, quando se realiza o segundo turno da Eleição Suplementar no Estado.

“Tão logo se cumpra os procedimentos legais do pleito, a posse deve ser imediata. É preciso pressa e não há justificativa para mais um mês de interinidade após o segundo turno”, defendeu o prefeito. “Não espero milagres, o Estado está falido, mas espero pura e simplesmente cooperação. Como cidadão e como prefeito, para mim, é uma agonia ver o desperdício de bilhões em recursos públicos, que poderiam servir para pagar o décimo terceiro salário dos servidores estaduais, por exemplo”, completou Arthur Neto.

O prefeito chamou atenção para o esvaziamento dos cofres estaduais com o empenho de R$ 2 bilhões, além de R$ 1 bilhão já liquidado e de desapropriações feitas pelo valor de face (valor nominal, sem as variações do mercado financeiro). “Isso nada tem haver com obras ou com o desenvolvimento econômico e social da nossa terra. É preciso dar um basta, antes que o Amazonas siga pelo mesmo caminho do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”, argumentou.

Partilhando das mesmas preocupações, o presidente do TRE, Yedo Simões, disse que a situação deve ser resolvida com o máximo de urgência possível. “É preciso dar ritmo econômico ao Estado e estamos aqui para contribuir”, afirmou.

Segundo o desembargador, não existe um prazo estabelecido para posse do novo governador. Ele explicou que o processo está atrelado ao julgamento dos embargos processuais da cassação do ex-governador José Melo e de seu vice, Henrique Oliveira. O presidente do TRE acredita que, apesar de toda tensão política criada, o assunto está superado, uma vez que o ministro do Supremo Tribunal Federal (TSF), Gilmar Mendes, garantiu julgamento dos embargos em até duas semanas.

“Nosso papel é dar a maior celeridade possível, respeitando o prazo processual. Para efeito de diplomação, teremos a aprovação das contas dos candidatos, pela nossa comissão e pelos órgãos que dão apoio ao pleito. Feito isso, a diplomação ocorre e a posse pode ser até no mesmo dia pela Assembleia Legislativa”, explicou o desembargador.

 

 

 

 

 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais