Copacabana recebe evento sobre saúde da mulher neste domingo
A clínica Salutaire e o GADEFI (Grupo de Apoio ao Deficiente e ao Idoso) promovem neste domingo, 3 de abril, o evento “Fisioterapia para Elas”, na Praia de Copacabana, entre os postos 5 e 6. O evento é gratuito e tem entre os objetivos mostrar a importância dos músculos pélvicos para a saúde da mulher e oferecer dicas sobre prevenção e tratamento da incontinência urinária, higiene íntima, além da orientação sobre a sexualidade feminina.
O “Fisioterapia para Elas” terá a participação de vários profissionais de saúde, como urologistas e especialistas em fisioterapia pélvica. Além do atendimento, serão distribuídos brindes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30% das mulheres entre 30 e 60 anos apresentam algum tipo de incontinência urinária (IU) e parte desses sintomas aparecem após a menopausa. Na gravidez o problema também aparece: cerca de 40% das gestantes apresentam algum tipo de IU durante a gestação.
— Nas mulheres, esse tipo de fisioterapia específica é indicada principalmente contra incontinências relacionadas com esforço, como tosse, espirro, riso e exercícios. E contra as urge-incontinências, quando o desejo de urinar é tão forte que o indivíduo chega a correr até o banheiro podendo haver perda urinária no meio do caminho — explica Mônica Lopes, fisioterapeuta especializada em uroginecologia e diretora da Clínica Salutaire.
—