Começa a vacinação contra o H1N1 no município
RIO – Os secretários de saúde Daniel Soranz (municipal) e Luiz Antônio Teixeira Júnior (estaual) abriram a vacinação a campanha de vacinação contra a gripe na manhã desta segunda-feira na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi. A vacinação foi antecipada em todo o estado devido ao aumento do número de casos de gripe H1 N1. Segundo o secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior, foram registrados este ano 45 casos da doença e 14 mortos.
— A antecipação foi acertada com todos os municípios e teve a colaboração, principalmente, do município do Rio. A previsão é que três a quatro milhões de pessoas sejam vacinadas no estado. O primeiro grupo se começa a ser vacinado hoje inclui crianças, gestantes e doentes renais crônicos. A partir do dia 30 começa vacinação de idosos e profissionais de saúde – disse o secretário estadual de Saúde.
Já no município do Rio a previsão é de que um milhão e 200 mil pessoas sejam imunizadas contra o vírus H1 N1. Segundo secretário de saúde Daniel Soranz, a imujização vai evitar cerca de 1.500 interações e 200 mortes.
Uma das primeiras pessoas da fila que se formou na manhã desta segunda-feira foi a dona de casa Michelle da Silva que trouxe os dois filhos pequenos para serem vacinados: Lamounie, de 3 anos, e a Ana Clara, de 8 meses.
— Fiquei assustada com o aumento do número de casos e resolvi trazer as crianças logo no primeiro dia de vacinação – disse Michele da Silva