“Verdades reveladas”: Amo do Garantido revela família Gonzaga, criadores esquecidos do boi Caprichoso; veja vídeo
Amazonas – Os primeiros segredos foram revelados! O Boi-Bumbá Garantido deu seu cartão de visita na disputa pelo título do 57º Festival Folclórico de Parintins. Durante duas horas e meia, o Boi da Baixa do São José apostou em sucessos do passado e hits recentes para contar a primeira parte do espetáculo “Segredos do Coração”.
Levando à Arena o tema “A Menina dos Olhos do Mundo”, Israel Paulain entoou a tradicional toada “Vermelho” para iniciar a apresentação, revelando quem seria o Levantador de Toadas do Garantido nesta primeira noite: o “Uirapuru da Amazônia”, Sebastião Júnior. A segunda surpresa foi a chegada de Isabelle Nogueira ao fim da apresentação da Lenda Amazônica Noçoken, onde se transformou em onça. Ela foi homenageada em um verso do Amo do Boi, João Paulo Farias, que destacou sua trajetória e importância no Festival.
Em seu momento folclórico, o “Beija-Flor – Origem Ancestral” apresentou os primórdios do bumba-meu-boi e sua transformação em boi-bumbá. Na alegoria do artista Francinaldo Guerreiro, o Boi Garantido surgiu na arena, levantando a torcida. Pouco depois, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, apresentou-se junto com o grupo Gandhicats.
Outro destaque foi o Amo do Boi, João Paulo Farias, que trouxe a família Gonzaga para a arena, provocando o Boi Caprichoso ao afirmar que eles negam o papel dos Gonzaga na criação do Bumbá.
O JP ALOPRANDO O CAPRICHOSO KKKKKK CÃO #Garantido #Parintins2024NaACritica pic.twitter.com/yxcfLssy9U
— Brenno (@brenno__moura) June 29, 2024
Jp simplesmente mostrando na arena a familia Gonzaga, família fundadora do boi Caprichoso onde eles negam o próprio criador.
SOCORRO KKKKKKKKKKK#Parintins2024NaACrítica#Garantido #FestivaldeParintins2024 pic.twitter.com/l2KfdScHIH
— Marcos – Perreché ❤🏹 (@LzMarcos_) June 29, 2024
Preciosidade: Rey Viana e Renato Freitas cantando “Raízes de um povo”, toada de mais de 30 anos hoje, que narra a gênese do Caprichoso através do povo preto, branco e indígena. O galardão Luiz Gonzaga é citado, ele que é o “dono” mais notáveis do touro negro nos 110 anos. pic.twitter.com/pXmOMhS0qL
— Vitin do #BoiCaprichoso 💙 (@euvitormorfelle) November 10, 2023
O último grande momento da apresentação foi o aguardado ritual indígena “Transcendência Kanamari”, com uma alegoria de Ozeas Bentes e Neto Barbosa de 20 metros. O momento contou com solo de guitarra de Sebastião Júnior e a entrada do Pajé Adriano Paketá, o último a evoluir na Arena.
Com 2h29min39seg, o Bumbá encerrou sua apresentação, deixando o público ansioso pelos próximos dois atos das “revelações de segredos”.
História
Há 59 anos, surge no fim de junho o Festival Folclórico de Parintins, a maior festa folclórica a céu aberto do País, reunindo uma disputa tradicional entre o Boi Caprichoso, que realça o azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha, na cidade de Parintins, conhecida como a “Ilha da Magia”. De raízes nordestinas e com integração de elementos amazonenses, o festejo tornou-se parte da cultura popular e é considerado patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Festival
O Festival de Parintins, que acontece este ano nos dias 28, 29 e 30 de junho, traz a tradicional batalha entre os dois bumbás para o centro do Bumbódromo, local onde acontece o espetáculo. Dividida em azul e vermelho, a arena, com capacidade para 35 mil pessoas, é onde os torcedores acompanham a execução dos temas. Este ano, as temáticas são “Triunfo do Povo”, do Caprichoso, e “Segredos do Coração e Cultura”, do Garantido.
A rivalidade histórica dos bois é refletida até mesmo na mudança de cor do logotipo de grandes marcas. Desde 1995, a Coca-Cola já é uma figurinha repetida no patrocínio do evento. Para se adequar à festa, a marca repensa suas embalagens e também colore de azul as famosas latinhas de refrigerante. A lata azul foi justificada pelo vice-presidente da marca no Brasil, Marco Simões, como uma necessidade para melhor atender à população local, já que essa se recusava a consumir o produto. “Quem é azul não compra nada vermelho. Obviamente teríamos que nos adequar às cores dos bois”, definiu.
Outras marcas, como o banco Bradesco e a cerveja Brahma, também se destacam na adaptação à cor do boi Caprichoso, lançando edições especiais de seus produtos com as cores dos bois.
Impacto Cultural
Baseada em uma rivalidade centenária, a festa é contemplada por grandes alegorias e cores místicas, que retratam a história de um povo negro, indígena e ribeirinho. Para o professor de Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Allan Rodrigues, a festa tem um impacto significativo na cultura local ao promover e valorizar as tradições. “Quem assiste, enxerga um Brasil indígena, porque quase 80% da apresentação remete aos povos indígenas, aos seus rituais, às suas danças, aos seus costumes”, destacou Rodrigues.
O Fenômeno Isabelle Nogueira
Com a chegada da cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, ao Big Brother Brasil 24, a notoriedade sobre o Festival de Parintins alcançou máxima repercussão nacional. Após o sucesso da sua participação no BBB, a Rede Globo chegou a confirmar a transmissão nacional do evento pelo canal pago Multishow e pelo serviço de streaming Globoplay, mas posteriormente cancelou a transmissão após não conseguir estabelecer um acordo com a TV A Crítica, responsável pelos direitos de exibição do festival.
Além da visibilidade nacional gerada pela dançarina do boi vermelho no programa, Isabelle Nogueira reuniu os bois em torno de uma campanha a favor de sua permanência na casa. Em maio deste ano, ela se tornou Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, podendo representar o município e o festival em eventos nacionais e internacionais.
A Importância do Boi
Fundados na década de 1910, os bois Caprichoso e Garantido têm uma história profunda nas ruas de Parintins. O boi é o símbolo central do festival, inspirado no Bumbá Meu Boi do Maranhão, mas com elementos únicos da cultura amazônica. Introduzidos no Amazonas por imigrantes nordestinos no final do século 19 e início do século 20, os bois são parte de uma rica tradição cultural.
Para fora dos palcos, a rivalidade entre os dois bois permanece intensa. Aderindo ao termo “contrário”, Caprichoso e Garantido não mencionam o nome um do outro, reforçando a rivalidade folclórica construída ao longo das décadas.
O Futuro do Festival
Com a estimativa de 120 mil turistas na ilha para o 57º Festival de Parintins, o presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, acredita que esta edição será histórica. “Nós estamos aguardando o maior Festival Folclórico de todos os tempos. A projeção que o Boi Bumbá teve nos últimos meses abriu os olhos de muitos turistas que ainda não conheciam a festa”, destacou Amoedo.
Onde Assistir?
Com o cancelamento da transmissão pela Rede Globo, o público pode acompanhar o Festival de Parintins pela conta oficial no YouTube da TV A Crítica, que detém os direitos de exibição do festival até 2025. Diversas cidades pelo Brasil também poderão assistir à transmissão pelos respectivos canais da TV A Crítica. Já os os memes e bastidores são exclusivos do PORTAL CM7 BRASIL!