Veja momento em que rabeta naufraga no Rio Solimões e tripulantes de navio entram em desespero para ajudar
Amazonas – Um grupo de trabalhadores foi resgatado com vida após as canoas em que estavam naufragarem durante um forte temporal no Rio Solimões, na tarde de quinta-feira (23). O acidente ocorreu entre os municípios de São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, no interior do Amazonas. A rápida atuação da tripulação do ferryboat Banzeiro evitou o que poderia ter se transformado em uma tragédia.
Os trabalhadores retornavam da chamada “roça do Bom Pastor” em direção à comunidade Teresina quando foram surpreendidos pela tempestade. As fortes rajadas de vento por conta do mau tempo fizeram com que as pequenas embarcações virassem, levando à perda de todos os materiais de trabalho, como ferramentas, um carrinho de mão e um motor de luz.
Segundo relatos de tripulantes do Banzeiro, o navio passava exatamente pela área no momento do naufrágio. Ao perceberem o perigo, os marinheiros agiram rapidamente. “Eles estavam na nossa frente. Os meninos reduziram antes, porque viram o que estava acontecendo. Começou a afundar quando passamos por eles, e a tripulação saiu correndo”, contou um dos tripulantes que participou do resgate.
Os marinheiros Kemerson, Samuel, Jacó e César conseguiram retirar todos os trabalhadores da água e levá-los para a segurança do ferryboat. As vítimas, que atuavam na construção de uma escola na região, receberam atendimento a bordo e passam bem. O episódio reforça o alerta sobre os riscos de temporais repentinos e as consequências das mudanças climáticas na calha do Rio Solimões, que colocam em risco a vida de quem depende do rio para se locomover e trabalhar.
Veja vídeo:



