“Rolê selvagem”: motoqueiro flagra onças-pintadas caminhando em estrada de Parintins; veja vídeo
Amazonas – Duas onça-pintada surpreenderam moradores ao aparecerem em plena estrada da Vila Amazônia, em Parintins (AM), no início desta semana. O flagrante, registrado em vídeo e rapidamente compartilhado em grupos de WhatsApp da região, mostra uma das onças com coloração preta — característica conhecida como melanismo, uma variação genética natural dentro da própria espécie.
As imagens mostram o momento em que a onça-preta emerge da mata e caminha livremente pela estrada de terra. Logo atrás, surge outro felino, ainda maior, seguindo-a em silêncio. Ambos observam atentamente os ocupantes de uma moto que trafegava na via e, após uma breve pausa, retornam calmamente à floresta. No entanto, no fim do vídeo, os animais voltam a aparecer na estrada, o que aumentou a tensão dos moradores locais.
Segundo relatos, o motorista e o passageiro da moto, que seguiam rumo aos lotes do Projeto de Assentamento da Vila Amazônia, administrado pelo Governo Federal, preferiram recuar e adiar o trajeto.
Veja o vídeo:
Presença crescente e alerta ambiental
O caso reacende a discussão sobre o avanço do homem sobre áreas de floresta e o consequente impacto sobre a vida selvagem. Em publicação no Instagram, o superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, comentou o avistamento e fez um alerta.
“Esses animais estão, cada vez mais, perdendo seu espaço vital e, por isso, buscam outras áreas para se alimentarem. Precisamos preservar as nossas florestas para salvar as onças e toda a fauna”, destacou.
A presença de onças-pintadas, incluindo variantes melanísticas, é considerada um indicativo da boa saúde do ecossistema. No entanto, quando esses animais começam a aparecer com frequência em áreas de tráfego humano, especialistas enxergam um sinal claro de desequilíbrio ambiental.