Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis, tem contas reprovadas e tenta reverter decisão com ato ilegal

Compartilhe
Presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis, tem contas reprovadas e tenta reverter decisão com ato ilegal

Amazonas – O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (Sinjor-AM), Wilson Carlos Braga Reis, teve suas contas referentes a 2023 rejeitadas durante uma assembleia-geral em 29 de abril deste ano, com 11 votos contra sete. Ele busca reverter essa decisão de maneira ilegal. A reprovação o torna inelegível para futuras eleições do sindicato, programadas para 2026. Wilson Reis ocupou o cargo de presidente por mais de uma década.

Em uma reunião com a diretoria executiva do Sinjor-AM, na qual Reis tem maioria, ele invalidou a assembleia anterior e convocou uma nova para esta terça-feira, 4 de junho, às 19h. Isso ocorreu sem a divulgação da ata da assembleia anterior, da reunião executiva em cartório e fora do prazo legal para avaliar as contas de 2023, que era até 30 de abril de 2024, conforme o artigo 67 do Estatuto do Sinjor-AM.

Na convocação de 29 de abril, Reis não mencionou que todos os jornalistas sindicalizados precisavam estar com a anuidade de 2024 quitada. Alguns dos jornalistas presentes não haviam pago a anuidade de 2023 completa e não foram notificados sobre o atraso para o ano atual. Na nova convocação, Reis afirmou que os sindicalizados aptos a votar nas contas deveriam estar “em dia com as obrigações estatutárias” sem explicar em detalhes.

Contas reprovadas

As contas de 2023 do presidente do Sinjor-AM foram rejeitadas devido a irregularidades no balanço patrimonial do sindicato, como doações não registradas, falta de documentos fiscais, notas fiscais com alterações e débitos não identificados no extrato bancário. Em 2023, o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas movimentou mais de R$ 157 mil, a maior parte proveniente de recursos públicos.

No dia da reprovação das contas de Wilson Reis, a contadora do Sinjor-AM, Rosana Valério, apresentou o Balanço Patrimonial e Financeiro, admitindo irregularidades no documento, como a omissão de doações ao sindicato em 2023. A declaração da contadora foi contestada pelos jornalistas presentes na assembleia-geral, que decidiram por rejeitar as contas de Wilson Reis.

De maneira não autorizada, Wilson Reis tenta anular a decisão da assembleia-geral de 29 de abril – considerada soberana pelo Estatuto do Sinjor-AM – convocando uma nova assembleia para hoje, terça-feira, às 19h, na sede do sindicato, na Praça Santos Dumont, 15, no Centro da cidade.

Veja documento:

Ata – Assembleia Sinjor_AM


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais