Polícia Federal destrói garimpos ilegais no Amazonas em dois dias de operação
Amazoans – A Polícia Federal (PF) eliminou nove garimpos clandestinos no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, no Amazonas, durante dois dias da operação “Atalaia”, no Sul do estado, a 600 km de distância de Manaus.
As intervenções, realizadas em 5 e 6 de março, também resultaram na inutilização de seis abrigos, 12 motores de sucção, 1 veículo de carga, cinco máquinas escavadoras, além da apreensão de 10.000 litros de óleo diesel, quatro unidades de separação e uma motocicleta.
O objetivo primordial é reprimir a extração irregular de minério de cassiterita em colaboração com a Força Nacional e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No primeiro dia da operação, devido à impossibilidade de remover do local, foram realizadas as desintrusões de máquinas escavadoras, trator de esteira, abrigos, geradores, motores de sucção, armas de fogo e outros equipamentos usados no garimpo ilegal.
Após a conclusão das evidências, a PF abrirá uma investigação para aprofundar os acontecimentos e identificar os responsáveis, os quais podem ser acusados de danos, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de propriedades da União e associação criminosa.




