Pânico no Rio: vídeos mostram dezenas de pessoas à deriva após naufrágio no Encontro das Águas; veja
Manaus – Um grave acidente fluvial foi registrado na tarde desta sexta-feira (13/2). Uma embarcação de pequeno porte, supostamente uma lancha rápida, naufragou na região do Encontro das Águas, um dos trechos mais movimentados e de correnteza mais complexa na orla de Manaus.
Imagens obtidas com exclusividade mostram o momento dramático logo após o naufrágio. Nos registros, é possível ver dezenas de pessoas à deriva nas águas barrentas do Rio Solimões, a poucos metros da faixa escura do Rio Negro.
Os vídeos revelam que a maioria dos passageiros conseguiu utilizar coletes salva-vidas cor de laranja. As vítimas aparecem divididas em grupos, tentando se manter unidas para não serem dispersadas pela forte correnteza e pelos banzeiros característicos daquela área de confluência.
Em um dos vídeos, é possível observar destroços do que seria a cobertura da lancha (na cor verde) boiando entre os sobreviventes.
Solidariedade no rio
O resgate inicial foi realizado por uma embarcação de maior porte que navegava nas proximidades. Passageiros e tripulantes desse barco agiram rapidamente, lançando boias e improvisando meios para puxar as vítimas para o convés. As imagens mostram o esforço coletivo para retirar as pessoas da água o mais rápido possível.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o número total de ocupantes da lancha, a identidade das vítimas ou o que teria ocasionado o naufrágio. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil devem atuar na ocorrência para garantir o salvamento de todos e iniciar as investigações.


