Operação Parintins 2023 da Marinha do Brasil contabilizou mais de 100 mil passageiros fluviais
Brasil – A Marinha do Brasil encerrou, no dia 05 de julho, a Operação Parintins 2023. O objetivo da operação, que teve início em 20 de março, foi garantir a salvaguarda da vida humana e uma navegação segura para os milhares de visitantes que se deslocaram, por transporte fluvial, antes, durante e no retorno do 56º Festival Folclórico de Parintins, que ocorreu entre os dias 30 de junho e 02 de julho, na Ilha Tupinambarana.
Entre os dias 26 de junho e 05 de julho, a Marinha do Brasil fiscalizou 665 embarcações que levavam 102.504 passageiros rumo ao Festival. Todas as embarcações que transportassem passageiros deveriam efetuar paradas nos postos fixos localizados em Manaus (AM), em Itacoatiara (AM) e em Parintins (AM).
Ao passar pelos postos de fiscalização, as embarcações deveriam portar um Passe emitido pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) para prosseguirem com a viagem. Em 2023, foram emitidos 300 Passes antes do Festival. Na ação, todas as embarcações que transportam passageiros foram inspecionadas para verificar itens de segurança, material de salvatagem, lotação de passageiros e outros itens de segurança.
O Festival Folclórico de Parintins acontece anualmente na última semana do mês de junho na cidade de Parintins (AM). A disputa centenária entre os bois Garantido, caracterizado pela cor vermelha, e o Caprichoso, pela cor azul, movimenta o munícipio que recebe visitantes de todo o país. Segundo dados da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (ARSEPAM), em 2023, foi registrado aumento de 45% no número de passageiros que utilizaram o transporte hidroviário fluvial para ir ao Festival, em relação ao ano anterior.


