Na Espanha, presidente do TCE-AM, Yara Lins, e conselheiros participam de congresso sobre combate à corrupção
Amazonas – A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro estão participando do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, que está ocorrendo na Universidade de Salamanca, na Espanha.
O evento começou na segunda-feira (24) e vai até sexta-feira (28), reunindo especialistas e autoridades para discutir os principais desafios e avanços na fiscalização dos fundos públicos
“Este congresso representa uma oportunidade fundamental para compartilharmos experiências e discutirmos novas estratégias no fortalecimento do controle dos recursos públicos. A troca de conhecimentos entre instituições de diversos países permite que avancemos na transparência e no combate à corrupção, promovendo uma gestão pública mais eficiente e responsável”, afirmou a conselheira-presidente.
Durante o congresso, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), conselheiro Júlio Pinheiro, integrou a conferência master e palestrou sobre a atuação do TCE-AM no monitoramento e controle das questões ambientais na Amazônia brasileira.
O conselheiro, que também preside o Comitê do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), enfatizou o papel da Corte de Contas na garantia da transparência e sustentabilidade na gestão dos recursos naturais da região.
Além da programação acadêmica e técnica, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e os conselheiros Érico Desterro e Júlio Pinheiro participaram da inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa (IRB), instalado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (CEBUSAL).
O espaço simboliza a cooperação entre as instituições brasileiras de controle externo e a Universidade de Salamanca, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e aprimoramento das práticas de fiscalização.
O VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção conta com a participação de representantes de diversos países e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre mecanismos de combate à corrupção, transparência e boas práticas na administração pública.




