Morre aos 92 anos Luis Ribeiro da Costa, ex-secretário que marcou gerações na política do Amazonas
Por Oliveira em 20 de fevereiro de 2026 às
7:20
Amazonas – O Amazonas se despede de um dos nomes mais longevos da administração pública estadual. Morreu na quarta-feira (16), aos 92 anos, Luis Ribeiro da Costa. Ele estava internado no Hospital Check Up e foi vítima de uma recaída de pneumonia bilateral.
Nascido em 23 de setembro de 1933, Luis construiu uma trajetória marcada por décadas de serviço público. Auditor aposentado da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), ele ocupou cargos estratégicos ao longo de diferentes gestões e participou ativamente de momentos decisivos da política amazonense.
Foi secretário de Estado em todos os governos de Gilberto Mestrinho, além de integrar as administrações de Enoque Reis e José Lindoso. Também atuou no primeiro governo de Amazonino Mendes, consolidando seu nome como figura de confiança em diferentes períodos da política estadual.
A carreira pública começou de forma simples: como telegrafista dos Correios. A partir dali, trilhou um caminho que o levou aos mais altos cargos da estrutura administrativa do Estado, sempre ligado à área fazendária e de gestão.
O velório será realizado nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2026, a partir das 9h, na Funerária Canaã. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São João Batista.
Familiares, amigos e ex-colegas de trabalho devem prestar as últimas homenagens ao servidor que atravessou diferentes gerações da política amazonense e deixou sua marca na história administrativa do Estado.