Ministério Público do Amazonas inaugura nova sede da Promotoria de Justiça de Beruri
Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) inaugurou, no início da tarde desta sexta-feira (28), a nova sede da Promotoria de Justiça Dr. Alfredo da Silva Santana, em Beruri, localizada na Rua Costa e Silva, no Centro. O novo espaço oferece à população um ambiente mais amplo, acessível e adequado ao trabalho ministerial, reforçando o compromisso da Procuradoria-Geral de Justiça em modernizar as unidades do interior e garantir melhores condições de atendimento ao cidadão.
Antes instalada em uma sala no segundo andar do prédio do Fórum local, sem acessibilidade e com limitações estruturais, a Promotoria de Justiça de Beruri passa a operar em um ambiente cinco vezes maior do que o anterior.
A nova sede do MP conta com gabinete para a promotora, sala para assessor, sala para agente de apoio, brinquedoteca, copa e uma sala multiuso, onde podem ser realizadas reuniões, ações educativas, atendimentos reservados e iniciativas voltadas à comunidade. O espaço também recebeu identidade visual completa, valorizando a presença do MPAM no município.
Ao falar às autoridades presentes no município, entre representantes dos três poderes, de associações e conselheiros tutelares, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, destacou que a inauguração da nova sede representa mais um passo na política institucional de fortalecimento das estruturas físicas no interior do estado.
“O Ministério Público precisava de um espaço à altura das demandas do século 21, e Beruri recebe, hoje, uma sede que representa dignidade, identidade institucional e respeito à população beruriense. Esta conquista, que é do tamanho da importância do município, só foi possível graças ao empenho da promotora Jarla Brito, que não mediu esforços para que a unidade tivesse a estrutura que o município merece”, comentou.
A titular da Promotoria de Justiça de Beruri, promotora Jarla Ferraz Brito, também enfatizou a importância do novo espaço para a atuação ministerial e para o acolhimento da população local. “Esta sede representa muito mais do que um novo endereço: representa a valorização da nossa missão e o compromisso de oferecer à população beruriense um atendimento digno, acolhedor e eficiente. Agora, temos condições estruturais adequadas para ampliar nosso trabalho e fortalecer ainda mais a presença do Ministério Público no município”, assinalou.
A prefeita em exercício de Beruri, Maria de Jesus Moreira da Silva, festejou a entrega da nova sede durante a solenidade, reforçando a parceria institucional com o MPAM. “Hoje é um dia de alegria para Beruri. Quem ganha com esta nova sede é a população, e reafirmo que a gestão municipal está ao lado do Ministério Público na defesa dos direitos dos berurienses”, afirmou.
Também presente na solenidade, a presidente da Câmara Municipal de Beruri, vereadora Rejane Farias (Podemos), destacou o papel do Ministério Público na proteção da população. “A esperança das nossas crianças e dos nossos jovens é saber que seus direitos serão respeitados e defendidos com o fortalecimento do MP. Parabenizo o Ministério Público por este compromisso permanente com os berurienses”, disse.
Homenagem
A nova sede homenageia o saudoso procurador de Justiça Alfredo da Silva Santana, cuja trajetória no Ministério Público do Amazonas foi marcada pela integridade, dedicação ao serviço público e forte compromisso com a sociedade. Reconhecido por sua atuação ética e por uma carreira construída com respeito e humanidade, o procurador Alfredo deixou um legado admirado por colegas e pela população.
A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, destacou que a homenagem reflete o reconhecimento institucional a um profissional que dedicou grande parte de sua vida ao MPAM e cuja memória permanece como referência para a atuação ministerial.
Novas entregas no interior
A inauguração da nova sede de Beruri integra o cronograma de modernização das unidades ministeriais no Amazonas. No dia 7 de novembro, foi entregue a nova sede da Promotoria de Justiça do Careiro Castanho, enquanto, no dia 24 do mesmo mês, a PJ de Iranduba foi reinaugurada após ampla reforma e modernização.
Até o dia 20 de dezembro, o MPAM inaugurará a nova sede da Promotoria de Justiça de Novo Aripuanã, ampliando ainda mais a presença institucional no interior do Estado.


