Ministério Público do Amazonas deve ter eleição mais disputada de todos os tempos
Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) é um órgão independente responsável por supervisionar diversos interesses na sociedade, atuando em várias áreas e impactando diretamente o Judiciário, a política, e os setores social e empresarial. Por esse motivo, a escolha do procurador-geral de Justiça é altamente disputada. Neste ano, o processo será ainda mais acirrado, com nove promotores de Justiça se candidatando para compor a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado, que fará a escolha final sobre quem irá liderar o órgão no biênio 2024-2026.
Na última eleição, houve intensa movimentação nos bastidores devido à competição envolvendo políticos e magistrados influentes, e este ano tem todos os indícios de que será igual.
De acordo com o cronograma estabelecido pela Comissão Especial Eleitoral, presidiada pelo procurador de Justiça Aguinelo Balbi Júnior, os candidatos será oficialmente confirmados no dia 16 de agosto, durante uma reunião extraordinária do Colégio de Procuradores.
Os pedidos de registro das candidaturas foram submetidos por meio da plataforma SEI ao atual procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, acompanhados da fotografia que será utilizada no sistema de votação online, o Votus.
A eleição
Para a formação da lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral de Justiça, a eleição ocorrerá no dia 2 de setembro, das 8h às 16h, de forma virtual.
A cédula de votação eletrônica estará disponível no site do órgão, na seção dedicada à eleição, e o link para acessá-la será enviado previamente aos membros ministeriais por e-mail institucional.
A votação é opcional, direta, secreta e plurinominal, permitindo a escolha de até três candidatos simultaneamente. Todos os membros da carreira do MPAM em exercício têm direito a voto.
Comissão Especial Eleitoral
A Comissão Especial Eleitoral, responsável por coordenar a votação e apuração no dia 2 de setembro, é presidida pelo procurador de Justiça Aguinelo Balbi Júnior. A comissão é composta também pelos procuradores Elvys de Paula Freitas (titular) e Jussara Maria Pordeus e Silva (suplente), pelo promotor de Justiça aposentado Otávio de Souza Gomes (designado pela Associação Amazonense do Ministério Público) e pelos promotores de Justiça Edna Lina de Souza (titular), Hilton Serra Viana (titular), Cleucy Maria de Souza (suplente) e Maria Piedade Queiroz Nogueira Belasque (suplente), indicados pelo atual PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Sobre a eleição
O site do MPAM já disponibiliza uma página dedicada à eleição do novo procurador-geral de Justiça, com detalhes, legislações e regras do processo. Informações adicionais, como perfis e currículos dos candidatos, serão adicionadas após a confirmação dos mesmos. O acesso à página pode ser feito através de um banner na página inicial do site. No dia da eleição, o link para votação pelo sistema Votus será disponibilizado.
Visando a transparência no processo eleitoral, o PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior compartilha, a seguir, a lista de candidatas e candidatos à formação de lista tríplice:
Alessandro Samartin de Gouveia;
Carlos Fábio Braga Monteiro;
Cley Barbosa Martins;
Edinaldo Aquino Medeiros;
Igor Starling Peixoto;
Leda Mara Nascimento Albuquerque;
Lílian Maria Pires Stone;
Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima;
Sheyla Andrade dos Santos.
* Com informações do Blog Hiel Levy