Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ventríloquo do boneco Peteleco, Oscarino morre aos 81 anos em Manaus

Compartilhe
Ventríloquo do boneco Peteleco, Oscarino morre aos 81 anos em Manaus

Manaus – Na última sexta-feira, 13, o ventríloquo Oscarino Farias Varjão, de 81 anos, foi internado após sentir fortes dores abdominais. A família informou que ele sofreu uma parada cardíaca no domingo, 15, e veio a óbito após uma nova parada cardiorrespiratória. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam).

Oscarino criou do boneco Peteleco, que é um dos símbolos culturais do Amazonas. A filha mais nova do ventríloquo, Carla Tatiana Farjão, de 38 anos, disse que o pai passou por exames médicos nas últimas três semanas. Ele foi diagnosticado com uma úlcera no estômago e pedra da vesícula.

História
O boneco Peteleco é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas desde 2016. Suas histórias iniciaram na década de 1950, quando Oscarino tinha 20 anos e fazia shows nas ruas da capital como forma de superar dificuldades financeiras.

Além do reconhecimento como patrimônio cultural, as apresentações renderam a Oscarino uma participação no Programa do Jô, em novembro de 2000, e um documentário sobre sua obra.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais