Trabalhador morre após ser atingido por cabo de linha de transmissão no Distrito Industrial; veja vídeo
Manaus – Uma tragédia marcou a manhã desta segunda-feira (12/1) no Distrito Industrial de Manaus. Um trabalhador de 24 anos, funcionário da empresa terceirizada Intec, morreu após sofrer um grave acidente durante a instalação de cabeamento de alta tensão em uma área de torres de transmissão localizada no Ramal do Braço do Farinheiro.
De acordo com informações apuradas no local, a equipe realizava a colocação e tencionamento dos fios nas torres. Em determinado momento, um dos cabos de aço se rompeu. Devido à alta tensão e ao peso do material, o cabo ricocheteou com violência — o chamado “efeito chicote” — e atingiu o trabalhador, que não resistiu aos ferimentos e faleceu antes da chegada do socorro.
Segundo o relato do supervisor da obra aos peritos, ao contrário de rumores iniciais que circulavam no local, a vítima não estava cortando árvores. O grupo focava exclusivamente no serviço de cabeamento. Foi confirmado também que a rede não estava energizada no momento do acidente; a morte foi causada pelo impacto mecânico do cabo rompido, que chegou a abalar a estrutura de um poste próximo devido à força do tranco.
A cena do acidente foi isolada para o trabalho do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Colegas de trabalho da vítima, visivelmente abalados, permaneceram no local durante os procedimentos.
O corpo foi removido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML). Um inquérito deve ser aberto para investigar as causas técnicas que levaram ao rompimento do cabo e apurar as responsabilidades sobre a segurança da operação. A identidade da vítima não foi divulgada oficialmente até o fechamento desta reportagem.


