Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Secretaria Municipal de Meio Ambiente rastreia incêndios responsáveis pela fumaça em Manaus

Compartilhe
Secretaria Municipal de Meio Ambiente rastreia incêndios responsáveis pela fumaça em Manaus

Manaus – A cidade de Manaus enfrentou uma densa cobertura de fumaça na noite de quarta-feira, dia 27 de setembro, que deixou os moradores preocupados com a qualidade do ar. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informou nesta quinta-feira, dia 28, que a fumaça era resultado de focos de queimadas que ocorreram nos últimos cinco dias nos municípios de Iranduba, Autazes, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

De acordo com a Sema, embora tenha havido uma diminuição de 20% no número de focos de incêndio em comparação com o ano passado, a concentração de fumaça na região metropolitana de Manaus foi acentuada por fatores climáticos, como o El Niño.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também divulgou informações alarmantes, destacando que, nos dias 26 e 27 deste mês, foram observados 577 focos de calor no Amazonas, com duas ocorrências na zona rural de Manaus e na região metropolitana, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No entanto, uma reviravolta positiva ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, dia 28, quando uma forte chuva atingiu a cidade, dissipando as partículas de fumaça que cobriam boa parte do território manauara. A qualidade do ar melhorou significativamente, atingindo 19.6, segundo o Sistema de Vigilância Ambiental (Selva), sendo considerada boa.

O monitoramento atualizado indicou que a zona Norte de Manaus apresenta uma qualidade do ar classificada como boa (13.7/14), enquanto as demais áreas permanecem com qualidade moderada. No dia anterior, a forte fumaça havia elevado os níveis de poluição do ar a patamares considerados prejudiciais à saúde respiratória da população.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais