Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Secretaria de Segurança Pública encaminhou 76 pessoas para tratamento em dependência química neste ano

Compartilhe
Secretaria de Segurança Pública encaminhou 76 pessoas para tratamento em dependência química neste ano

Manaus – Neste ano de 2018, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) encaminhou 76 pessoas para centros de tratamento terapêutico em dependência química entre os meses de janeiro e outubro. O público foi identificado, principalmente, em bases localizadas na zona leste e no centro da capital amazonense.

O Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), do Departamento de Prevenção à Violência da SSP-AM, teve início em 2006 e conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Desde sua criação, mais de 40 mil pessoas foram atendidas por meio de palestras em todo o Estado do Amazonas.

O programa atua em conjunto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria do Estado de Assistência Social (Seas). Dentro da sede da SSP-AM, o Previne mantém uma sala voltada ao atendimento de familiares de pessoas com dependência química que buscam orientação e maneiras de tratamentos para quem enfrenta o problema.

Segundo a coordenadora do Previne, Edméia Holanda, o objetivo é formar multiplicadores que atuem em prevenção ao uso de drogas em todo o estado do Amazonas.

Neste ano, pela primeira vez a coordenadora está acompanhando o caso de uma pessoa que buscou tratamento na SSP e, agora, está sendo reinserida no mercado de trabalho. O programa vai fornecer a ajuda necessária enquanto ele se encontra de licença médica por 120 dias para realizar o tratamento em um dos centros filiados. Neste caso, o Departamento tem parceria com a Policlínica Gilberto Mestrinho para tratar o paciente por meio do programa “Álcool e outras drogas”.

Além da assistência durante o tratamento, o Previve também fornece auxílio após o dependente sair da clínica. “É necessário que o paciente continue frequentando os grupos de apoio. E toda essa orientação é passada não somente para eles como também para a família”, disse Edméia Holanda.

O programa realiza, ainda, um curso treinamento de extensão universitária em parceria com a Universidade Nilton Lins para criar multiplicadores para prevenção de drogas.

Parcerias – A SSP-AM encaminha dependentes químicos para o Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, no município Rio Preto da Eva, e para a Fazenda da Esperança, no quilômetro 15 da BR-174, em Manaus.

As pessoas que precisam de tratamento podem procurar a secretaria, localizada na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital, no subsolo do Shopping Via Norte.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais