Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeitura de Manaus inicia vacinação contra influenza para portadores de doenças crônicas

Compartilhe
Prefeitura de Manaus inicia vacinação contra influenza para portadores de doenças crônicas

Manaus- A Prefeitura de Manaus inicia nesta quinta-feira, 16/4, a imunização contra a influenza (gripe) direcionada para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabeleceu um calendário para atendimento de acordo com as letras do alfabeto por iniciais do nome, começando no dia 16 e encerrando no dia 30 de abril.

A vacinação seguirá a seguinte ordem: 16 de abril (A – B); 17 de abril (C – D); 22 de abril (E – F – G); 23 de abril (H – I – J – K – L); 24 de abril (M); 27 de abril (N – O – P – Q); 28 de abril (R); 29 de abril (S – T – U – W); e 30 de abril (V – X – Y- Z).

“Fazem parte desse público-alvo as pessoas portadoras de agravos como doenças cardíacas, renais, hepáticas e respiratórias crônicas, diabéticos e transplantados, entre outras condições. Mas, para receber a vacina, precisam apresentar atestado, receituário médico ou outro documento comprovando a condição clínica especial ou doença crônica”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, reforçando a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de proteger os cidadãos.

A vacinação vai ocorrer, das 9h às 16h, em postos instalados no Shopping Phelippe Daou, bairro Jorge Teixeira, zona Leste; no Centro Social Urbano (CSU) no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul; no estádio municipal Carlos Zamith, bairro Coroado, zona Leste; e na Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, zona Oeste.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explica que a ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que iniciou no dia 23 de março com a imunização de idosos e trabalhadores da saúde.

“O Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação de 15 grupos prioritários e a Semsa tem montado estratégias diferenciadas para atingir todos os públicos, de acordo com as etapas da campanha. A intenção é evitar qualquer tipo de aglomeração nas salas de vacina das Unidades de Saúde, reduzindo o risco de disseminação da Covid-19”, destaca Isabel Hernandes.

Segundo a enfermeira, a Semsa também está aguardando que o Ministério da Saúde encaminhe ao município de Manaus novos lotes de vacinas para estabelecer as estratégias e iniciar a imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

“Esses quatro grupos não serão atendidos nos postos de vacinação direcionados para os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, que irão funcionar a partir do dia 16 de abril. Mas, assim que o Ministério da Saúde enviar novos lotes, será iniciada a vacinação das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários”, garante Isabel Hernandes.

Já a vacinação dos idosos, explica Isabel, continua a ser feita com a estratégia de visita domiciliar e será encerrada apenas quando atender todas as pessoas que fizeram o cadastro no site da Semsa. Até terça-feira, 14/4, um total de 116.937 idosos já haviam sido imunizados.

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2). A campanha seguirá até o dia 22 de maio e também deverá atingir os seguintes grupos: funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; professores de escolas públicas e privadas; crianças de seis meses até menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas com deficiência; e adultos de 55 a 59 anos de idade.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais