Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeito Arthur Virgílio Neto destaca avanços da gestão em reunião ordinária da Fieam

Compartilhe
Prefeito Arthur Virgílio Neto destaca avanços da gestão em reunião ordinária da Fieam

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi o convidado de honra da 2ª Reunião Ordinária da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), ocasião em que apresentou um balanço das ações realizadas frente à Prefeitura de Manaus, falou dos planos para 2018 e ouviu sugestões e propostas dos empresários. “Faço isso com a mesma importância que o Christian Day tem para os americanos, quando o presidente americano se reúne com representantes religiosos para prestar contas de seus atos. É uma referência à democracia, um momento de falar e ouvir”, disse o prefeito.

A reunião é uma tradição na Fieam para que os chefes dos executivos possam expor seu trabalho e também ouvir sugestões da classe empresarial. “Nós vamos ouvir, mas também vamos falar. Temos muita contribuição a dar”, afirmou o presidente da Fieam, Antônio Silva, anfitrião do evento.

Representantes de diversos segmentos econômicos, políticos e secretários municipais, entre eles, o secretário chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, a primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL – Manaus), Ralph Assayag, também estiveram presentes à reunião.

À plateia, o prefeito falou de equilíbrio nas contas públicas e modelos de gestão obtidos a partir de ação adotada nas secretarias municipais para a melhoria do desempenho, e da responsabilidade fiscal. Em ambos os aspectos, a Prefeitura de Manaus alcançou projeção nacional.

A cidade de Manaus foi exemplo a ser seguido pelos demais municípios do Amazonas, no que se refere à transparência. O reconhecimento à gestão municipal foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A previdência do município foi reconhecida como a primeira entre as capitais e a quarta entre os 5.570 municípios brasileiros, conquistando o prêmio “Boas Práticas de Gestão Previdenciária”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem).

Pela primeira vez, Manaus se organiza para planejar e pensar o futuro, além dos quatro anos de uma gestão. Ao longo de 2017 secretários municipais ajudaram na formatação de um plano que vai nortear as políticas de desenvolvimento e ações do Executivo nos próximos 12 anos.

O prefeito também destacou a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) com vistas a um maior controle dos serviços prestados à população. Para garantir a qualidade dos trabalhos, os mandatos da diretoria do órgão não coincidem com o mandato do chefe do executivo.

“A partir de agora todos os serviços concedidos pela Prefeitura de Manaus serão regulados pela Ageman o que vai se converter em melhoria dos serviços”, afirmou Arthur.

Arthur destacou ainda que para otimizar o atendimento às demandas da população, será inaugurada no dia 13 de março a Ouvidoria da agência reguladora. A estrutura vai funcionar dentro do PAC Municipal instalado no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste.

Outro ponto que mereceu destaque foi o novo sistema de transporte público. Manaus recebeu a proposta para ser a primeira cidade brasileira a adotar o City Vehicle Interconnected (Civi), a nova geração do BRT para melhorar o transporte público da cidade. A prefeitura está prestes a realizar um Chamamento Público para outros interessados e assim iniciar, futuramente, o processo de implantação de um novo modal de transporte.

“Aí também teremos a contribuição da Ageman tanto na concessão do BRT quanto na concessão das linhas alimentadoras”, explicou.

Saúde

Na área da saúde, o prefeito destacou a entrega de 57 unidades de saúde desde 2013. A última foi a Unidade Básica de Apoio à Estratégia de Saúde da Família, que funciona também como a Base de Endemias Miraci de Oliveira, localizada no ramal Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), na zona rural da cidade.

Outro assunto destacado foi a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap). A estrutura terá a missão de: coordenar o processo de formação, educação permanente, pesquisa e extensão dos trabalhadores da saúde, com ênfase na atenção primária à saúde, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando o ensino, serviço e comunidade no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O público-alvo será trabalhadores do SUS com e sem vínculo com a secretaria.

Arthur também destacou os ótimos índices de aprovação no ensino fundamental, da rede municipal, e também a redução na taxa de evasão escolar.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais