Parceria entre Visa Manaus e universidade garante oferta de bolsas de estudo para os servidores
Manaus – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou, nesta quarta-feira (26/04), a oferta de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós em diversas áreas para seus servidores, incluindo bolsas integrais. A oportunidade é produto de uma parceria com a Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), que disponibilizou sua grade de cursos para qualificar o trabalho realizado na Visa Manaus.
Desde agosto de 2022, o Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa) da Visa Manaus tem tido reuniões com representantes da instituição de ensino, a fim de alinhar parcerias educacionais. Além das bolsas para os servidores, também vem sendo discutida a inclusão de conteúdos de vigilância sanitária nos cursos da área da Saúde da instituição, sob a coordenação de fiscais da Vigilância municipal, num movimento que beneficia e aprimora as atividades tanto da Visa Manaus quanto da Universidade.
Para algumas áreas diretamente ligadas à atuação da Vigilância, a UniNilton Lins ofertou bolsas integrais para os servidores que desejam realizar sua primeira graduação: Administração, Arquitetura, Farmácia, Direito e Medicina Veterinária. A Universidade também ofertou bolsas parciais para os demais cursos de graduação, e todos os de pós-graduação de seu portfólio.
“Trata-se de uma parceria inédita, e uma grande conquista para todos os servidores da Visa Manaus”, afirma o diretor Ewerton Wanderley. “O que a UniNilton Lins demonstra nesta colaboração é um esforço para qualificar o trabalho de vigilância sanitária em nossa cidade. A instituição entende a importância e a abrangência desse segmento para a área da saúde, e, ao buscar capacitar tanto o nosso quadro de servidores quanto o seu quadro de estudantes e futuros profissionais, age de forma decisiva para aprimorarmos esta atividade”, completa.
Segundo a chefe do Nuevisa, Ana Felisa Guerrero, a concretização da oferta de bolsas é um dos primeiros frutos de uma parceria que ainda deve render mais conquistas importantes à qualificação das práticas de vigilância sanitária. “Esperamos desenvolver muitas outras ações conjuntas de educação superior, e contribuir também para a formação dos estudantes universitários, com a inclusão de conteúdos de vigilância sanitária em sua jornada acadêmica”, explica.
Com a oferta das bolsas pela UniNilton Lins, o Nuevisa agora tem levantado junto aos servidores os cursos de seu interesse, a fim de viabilizar, de forma definitiva, esta nova etapa de sua formação profissional. “Um serviço mais qualificado, informado e efetivo se traduz em melhor atendimento e maior resolutividade à população”, conclui o diretor Ewerton.
*Com informações da assessoria*.



