Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Manaus amplia acesso ao DIU em unidades de saúde da rede pública

Compartilhe
Manaus amplia acesso ao DIU em unidades de saúde da rede pública

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a ofertar a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho, na Zona Norte de Manaus. Veja abaixo a lista das unidades da Semsa que ofertam o DIU na capital.

Até o final deste ano, a secretaria prevê a implementação do serviço em outras nove USFs, nas zonas urbana e rural da capital, chegando a 23 unidades de referência para o procedimento na rede municipal de saúde.

Na USF Arthur Virgílio, situada no bairro Novo Aleixo, o serviço de inserção do DIU vem sendo ofertado desde o dia 1º/8. Já em setembro, será estendido às USFs Enfª Ivone Lima dos Santos, no bairro Coroado, Zona Leste; Theomário Pinto da Costa, no bairro União, Zona Centro-Sul; e Almir Pedreira, no bairro Lagoa Verde, Zona Sul.

De outubro a dezembro, seis outros estabelecimentos da rede básica devem iniciar a oferta do método contraceptivo à população feminina.

“O DIU é um dos métodos mais efetivos, contribuindo para a mulher poder planejar uma gravidez saudável”, destacou a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Neide Negreiros, assinala que a Semsa vem atuando para expandir o acesso ao DIU às usuárias da rede básica, tendo elevado de quatro para 14 o número de unidades de referência do serviço, desde o início da atual gestão. Para isso, ela pontua, que a pasta vem promovendo a capacitação de médicos das unidades para ampliar a oferta do procedimento.

“Iniciamos no dia 17 a capacitação de mais 16 profissionais, sendo quatro deles do Distrito de Saúde Rural, onde as mulheres às vezes têm dificuldade para vir até a zona urbana. Isso significa não só a ampliação, mas a oferta do serviço onde a mulher está”, ela explica, acrescentando que a formação segue até meados de outubro.

Planejamento sexual e reprodutivo

A inserção do DIU integra as ações do programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Semsa, que oferta também anticoncepcionais injetáveis e em pílulas, e preservativos femininos e masculinos. O objetivo, conforme a técnica da Semsa, é a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar à mulher uma gravidez saudável e planejada.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais