Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Justiça proíbe “ONG do Pai Marcos” de explorar imagens de pessoas em situação de vulnerabilidade

Compartilhe
Justiça proíbe “ONG do Pai Marcos” de explorar imagens de pessoas em situação de vulnerabilidade

Amazonas – O Instituto Social Pai Resgatando Vidas foi proibido pela Justiça do Amazonas de divulgar imagens e dados de pessoas acolhidas, incluindo dependentes químicos, dentro das exigências legais e sem autorização expressa.

Cid Marcos Bastos Reis Maia, mais conhecido como “Pai Marcos”, comandava o instituto e frequentemente publicava os acolhidos em situação de vulnerabilidade. Ele chegou a ser preso em maio de 2024 por abuso sexual e lavagem de dinheiro, mas foi solto semana passada.

A 2ª Vara da Comarca de Iranduba proferiu a decisão e confirmou uma liminar concedida, após ação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

De acordo com a denúncia, o instituto não possuía autorização formal para funcionar, como alvará sanitário, responsável técnico, plano individual de atendimento nem avaliação médica das pessoas acolhidas.

O juiz Saulo Goes Pinto afirmou que a prática de expor pessoas em situação de fragilidade tinha motivação pessoal e respeitava princípios básicos de dignidade humana e proteção de dados.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais