Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Humilhação e desrespeito: funcionários públicos apreendem mercadorias de ambulantes no Centro de Manaus; veja vídeos

Compartilhe
Humilhação e desrespeito: funcionários públicos apreendem mercadorias de ambulantes no Centro de Manaus; veja vídeos

Manaus – Vídeos que circulam pelas redes sociais geraram uma onda de indignação. As imagens, que mostram a Guarda Municipal de Manaus agindo de forma truculenta e desrespeitosa, têm deixado os internautas revoltados. Nas gravações, é possível ver cerca de seis agentes da guarda se juntando para apreender mercadorias de ambulantes que estavam vendendo frutas nas ruas do Centro de Manaus.

A cena, filmada por transeuntes e logo compartilhada nas plataformas digitais, mostra uma ação completamente desproporcional. Os guardas, em um claro abuso de autoridade, pegam o carrinho de frutas das mãos dos trabalhadores informais e o jogam de maneira agressiva na carroceria de um veículo oficial. O ato, que aparenta ser uma simples fiscalização, ganha contornos de humilhação quando é executado de forma impositiva, sem diálogo, e sem respeito aos direitos dos ambulantes.

Veja:

 

O que mais indignou os espectadores, tanto os que presenciaram a cena como aqueles que assistiram aos vídeos nas redes sociais, foi a clara falta de respeito e empatia por parte dos servidores públicos. Funcionários pagos com recursos públicos, que deveriam zelar pela segurança e pelo bem-estar da população, não podem agir de forma tão violenta e desrespeitosa com aqueles que, na maioria das vezes, tentam garantir o sustento de suas famílias através do trabalho informal.

Os vídeos, que rapidamente se espalharam pela internet, provocaram uma avalanche de comentários negativos. Internautas questionam a postura dos agentes da guarda e afirmam que ações como essa alimentam ainda mais a falta de confiança da população nas instituições públicas. “A senhora tá trabalhando, não tá nem roubando. Essa parada é muito errada. Ao invés de estar indo atrás de vagabundo, tá pegando mercadoria de trabalhador”, disse uma testemunha.

Prefeitura se manifesta sobre o caso

Na manhã desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Manaus emitiu uma nota em que esclarece as circunstâncias do ocorrido.

Leia:

Em resposta ao vídeo divulgado sobre a apreensão de uma banca clandestina de frutas no centro da cidade, a Prefeitura de Manaus informa que:

1 – Vem realizando regularmente ações de reordenamento no centro da cidade, garantindo a recuperação da ordem e valorização de lojistas, feirantes e ambulantes que atuam em conformidade com a lei;

2 – Que a ação de apreensão foi antecedida de medidas de conscientização realizadas pela própria fiscalização. A medida alertou os ambulantes em situação irregular sobre os procedimentos que deveriam tomar para regularização e que a insistência em violar as normas municipais resultariam em apreensão;

3 – Que apenas quem insistiu nas irregularidades foi alvo de apreensão;

4 – Que a senhora abordada no vídeo é de nacionalidade haitiana. Como política de inclusão a prefeitura já disponibiliza um espaço conhecido como “Feira do Migrante”, localizada na rua Rocha dos Santos, no Centro, dedicada a ambulantes de outras nacionalidades. Além desse espaço, refugiados também contam com a total disposição da prefeitura para ter acesso a programas sociais. Atualmente 45.323 migrantes e refugiados constam no Cadastro Único em Manaus e são beneficiados com políticas como o Bolsa Família.

5 – Que quaisquer excessos não contam com a anuência da gestão. Medidas administrativas, além da revisão de procedimentos de abordagem, serão tomadas e estendidas para todas as equipes de fiscalização da prefeitura.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais