Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Grave: subcomandante dos bombeiros é orientado a rejeitar doações da população enquanto combatem incêndio em Manaus; veja vídeo

Compartilhe
Grave: subcomandante dos bombeiros é orientado a rejeitar doações da população enquanto combatem incêndio em Manaus; veja vídeo

Manaus  – Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (6) gerou revolta na população após mostrar o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas recusando doações feitas por moradores durante o combate a um incêndio de grandes proporções no Distrito Industrial, em Manaus.

Na gravação, o militar agradece, mas se recusa a receber os mantimentos entregues por populares. “A gente agradece. Existem outras pessoas que precisam. A gente agradece. Mas, acredito, vamos passar para outras pessoas que precisam. Outras instituições”, diz o subcomandante, diante de um grupo de moradores que levaram água e alimentos para os bombeiros que estavam há horas combatendo as chamas, exaustos e sem apoio adequado do Estado.

A atitude foi classificada por moradores como uma “desfeita”. “Uma desfeita dos militares do Corpo de Bombeiros, é até falta de educação”, desabafou um dos presentes.

Pedido de ajuda partiu dos próprios bombeiros

Moradores relataram, por meio de grupos de WhatsApp, que os pedidos de ajuda não partiram da comunidade, mas dos próprios bombeiros que atuavam no incêndio. Segundo os relatos, os agentes solicitaram água gelada, gelo e alimentos, pois estavam há horas sem qualquer tipo de suporte básico, como hidratação e alimentação.

“Estavam pedindo aqui água gelada, gelo, para levar para os bombeiros que não têm. Aí saiu aqui um pessoal daqui de perto de casa para levar lá o garrafão de água”, contou uma moradora.

Tentativa de abafar o descaso?

Nas mensagens, populares denunciam que a orientação para recusar doações teria partido de ordens superiores, após a repercussão do caso nas redes sociais. Segundo as denúncias, o governo do Estado tenta evitar que o abandono enfrentado pelos bombeiros ganhe ainda mais visibilidade.

“Na verdade, não está tendo apoio. Mas são obrigados a falar isso, porque o governador viu que está viralizando a situação de descaso aqui em Manaus”, desabafa uma moradora em áudio.

A população também denuncia a precariedade estrutural da corporação: falta de mangueiras grossas, viaturas em número insuficiente, déficit de efetivo e ausência de equipamentos de segurança. A situação se agravaria ainda mais com a não convocação dos aprovados no concurso de 2021, que permanecem fora dos quadros da corporação.

Leia também:


Crise pós-parto: mulher escala transformador e mobiliza bombeiros no Jorge Teixeira; veja vídeos
Para apagar um incêndio, bombeiros saem destruindo carros pelo Morro da Liberdade; veja vídeos
Explosão em fábrica: bombeiros reiniciam buscas por corpos de trabalhadores no Paraná
Bombeiros encontram corpo de criança que foi jogada no rio após briga de casal na Foz do Amazonas
“Eu sinto vergonha”: vaza vídeo em que tenente revela estado precário de quartel do Corpo de Bombeiros do AM; veja





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais