Em Manaus, vacinação nas maternidades para gravidas e puérperas começa nesta quinta-feira (12)
Manaus (AM) – A partir desta quinta-feira (12), grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias) poderão se vacinar contra Covid-19 em oito maternidades públicas espalhadas por Manaus. A vacinação serve para garantir a imunização das que ainda não tomaram a primeira dose ou a segunda dose.
A Semsa promoveu treinamento específico para os profissionais de saúde dessas unidades, envolvidos na atividade, com ênfase na abordagem a esse público para a conscientização dessas mulheres quanto à necessidade de aderir à vacinação.
Além da vacinação nas maternidades, a Semsa fará também a intensificação da aplicação do imunizante, entre gestantes e puérperas nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo a realização de busca ativa na área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde para avaliar o esquema vacinal contra a Covid-19 e orientar sobre a importância da vacina.
O imunizante também será oferecido às mulheres grávidas ou após o parto, quando elas procurarem uma unidade de saúde por qualquer motivo, por exemplo, para consulta médica, para vacinar os filhos ou para agendar procedimentos.
Os profissionais de saúde de nível superior estão sendo orientados, durante as consultas de pré-natal, a esclarecer à gestante ou à puérpera sobre a necessidade de priorizar a vacinação contra a Covid-19, respeitando o intervalo de 14 dias entre a essa vacina e os demais imunobiológicos.