Corpo de Bombeiros emite nota oficial sobre incêndio incontrolável em fábrica de Manaus; veja
Manaus – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) emitiu uma nota na noite desta terça-feira (5) sobre o incêndio incontrolável que tomou conta da fábrica Effa Motors e Valfilm da Amazônia desde o início da tarde de hoje.
A expectativa é de que a operação siga pela noite e madrugada inteira, exigindo um esforço descomunal dos profissionais da linha de frente. Mas o que tem causado indignação entre os moradores da capital amazonense vai além da gravidade do incêndio: é a precariedade da estrutura oferecida pelo Estado ao CBMAM.
As chamas têm gerado uma fumaça tóxica por toda a cidade e o controle do fogo tem sido um grande desafio para a corporação, que sofre com acusações de baixo efetivo de profissionais e falta de investimento do Governo do Amazonas.
Leia a nota, na íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atua, desde o início da tarde desta terça-feira (05/08), no combate a um incêndio de grandes proporções que atinge as empresas Effa Motors e Valflm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial II, em Manaus. Já são mais de oito horas de combate às chamas.
O sinistro ainda não foi controlado, tendo em vista que o material das edificações é composto por veículos e seus componentes plásticos, pneus, combustíveis e material plástico industrial, altamente tóxico e inflamável.
Ao todo, 148 militares e 26 viaturas atuam na ocorrência, entre elas: Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.
O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além de água, os militares utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE) para potencializar o combate às chamas, bem como uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).
A ocorrência ainda está em andamento e ao término serão repassadas mais informações.


