Blogueira “da Pecanha” ignora operação da PC-AM e continua promovendo rifas no Instagram
Manaus – Após a repercussão da operação Dracma, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) que prendeu envolvidos em esquemas de rifas ilegais, alguns influenciadores cancelaram os sorteios por receio de serem presos, enquanto outros continuaram.
A blogueira Eliana Franco, que possui mais de 300 mil seguidores no Instagram e Tiktok, continuou a realizando os sorteios sinalizando ainda que as rifas divulgadas por ela eram totalmente legalizadas.
O delegado Cícero Túlio, responsável pela operação Dracma, esclareceu que as rifas que não foram autorizadas pelo Ministério da Economia são ilegais.
“Toda e qualquer rifa que não tenha sido autorizada pelo Ministério da Economia e que não haja o direcionamento exclusivo de todos os valores coletados para uma instituição de caridade, se torna ilegal. Qualquer rifa que não esteja formatada nesses moldes ou que tenha objetivo de lucro pessoal é uma contravenção e o uso dos valores angariados com a referida rifa constitui o crime de lavagem de capitais”, explicou o delegado.
A influenciadora em questão, tem uma vasta ficha criminal, inclusive já foi presa pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Agora as autoridades alegam que existe a suspeita que Eliana estaria usando os recursos oriundos das rifas ilegais para financiar o tráfico de drogas.
Eliana pode ser notificada a qualquer momento para comparecer a uma unidade policial e prestar os devidos esclarecimentos.
O delegado relatou ainda que novas prisões poderão ocorrer em breve.


