Após tragédia que matou trabalhador, Largo de São Sebastião não terá tradicional árvore natalina este ano
Manaus – O Governo do Amazonas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa informaram, na tarde desta sexta-feira (28), que não haverá a instalação da tradicional árvore de Natal no Largo de São Sebastião neste ano. A decisão ocorre após o acidente registrado no domingo, 23 de novembro, e foi tomada em respeito aos trabalhadores e às famílias das vítimas.
Segundo o comunicado, a medida foi definida em consenso com os artistas e técnicos responsáveis pela montagem das estruturas e da decoração natalina.
A decoração de Natal, que inicialmente seria entregue em 30 de novembro, terá nova data de conclusão: 8 de dezembro. O período de visitação seguirá até 6 de janeiro de 2026. Apesar da ausência da árvore, o Largo de São Sebastião receberá uma proposta cenográfica diferente, composta por módulos instagramáveis, com o objetivo de preservar o espírito natalino de maneira segura e acolhedora para visitantes e artistas.
O acidente
Na manhã do último domingo (23), Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, conhecido como Antônio Suricate, morreu após o tombamento de um guindaste utilizado na montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas. Outro trabalhador, Henes Libório Ramos, de 47 anos, ficou ferido e permanece internado em estado estável.
O equipamento era operado por Antônio Benjamin, contratado pela empresa responsável apenas para uma diária. Ele estava afastado pelo INSS, recebia auxílio-doença e trabalhava fantasiado de Papai Noel no momento do acidente, sem equipamentos de proteção individual. Benjamin foi preso logo após o ocorrido.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer os trabalhadores. Antônio Paulo não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital.


