Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Justiça Federal ordena expulsão de invasores de terra indígena no interior do Amazonas

Compartilhe
Justiça Federal ordena expulsão de invasores de terra indígena no interior do Amazonas

Brasil – A Justiça Federal no Amazonas mandou retirar “ocupantes não-índios” e “invasores” de uma terra indígena em Autazes, no interior do estado. A decisão é do juiz federal Ricardo Sales.

A terra foi demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) há 11 anos, mas o procedimento foi contestado por ruralistas da região.

O juiz, no entanto, reconheceu o processo de demarcação e determinou que a Funai promova os atos necessários à finalização da demarcação, promovendo, ainda, a necessária retirada dos ocupantes da área.

“Determina-se, ainda, a imediata cessação, interrupção, ficando proibida a implantação de qualquer atividade destruidora, poluidora ou potencialmente poluidora nas terras indígenas identificadas na inicial – ou em seu entorno – que coloquem em risco (concreto ou potencial) não apenas o meio-ambiente, mas também o modo de vida ou a cosmovisão dos integrantes das comunidades silvícolas do referido território, salvo se autorizado pelo Congresso Nacional, com prévia oitiva dos indígenas”, diz a decisão.

Por fim, o magistrado também mandou que a Polícia Federal abra um inquérito para identificar aqueles que cometeram crimes ambientais na área indígena.

“Não é demais relembrar que nos termos da Constituição, ‘o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra […]'”.

Para cumprir a determinação, o juiz mandou intimar pessoalmente a procuradora geral da república em exercício, Elizeta Ramos, o ministro da justiça, Flávio Dino, e a ministra do meio ambiente, Marina Silva, além dos presidentes da Funai, Ibama e o superintendente da PF no Amazonas.

* Com informações do G1



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais