Hapvida desmente Fake News e demonstra crescimento na Região Norte
Amazonas – Em um movimento de transparência e reafirmação de seu compromisso com a saúde brasileira, a Hapvida Participações e Investimentos S.A., maior empresa de saúde integrada da América Latina, utiliza dados concretos de seu desempenho e um robusto plano de expansão para desmentir alegações infundadas de crise e ameaça de desassistência, especialmente na Região Norte, onde mantém uma operação forte e em crescimento.
A estratégia da Hapvida é pautada na verticalização, o modelo de cuidado de ponta a ponta que garante maior controle sobre a qualidade e os custos assistenciais. A companhia segue investindo R$ 2 bilhões, parte do Plano Diretor 2025–2026, para a expansão da rede em todas as regiões.
Apenas em 2025, a operadora adicionou 917 novos leitos à sua estrutura , dos quais 500 já estão operacionais. A previsão de incorporação é ainda maior, com mais 250 leitos previstos para 2026 e 1 mil novas unidades de internação ao longo de 2027, totalizando 6 mil leitos próprios distribuídos pelo país e prevendo incorporar mais 2,2 mil até 2027.
Esta expansão de capacidade é a resposta proativa da Hapvida para garantir a previsibilidade de acesso em picos sazonais e fortalecer a eficiência assistencial. No período, sete hospitais foram inaugurados, ampliados ou reinaugurados, e 25 novos centros de diagnóstico e atenção ambulatorial já foram abertos em 2025.
A Hapvida já conta com um aparato de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. A alta densidade da rede própria é um pilar que já resultou em mais de 39 milhões de consultas e 86,6 milhões de exames registrados de janeiro até agora.
Em Manaus, a capital do Amazonas, a Hapvida mantém uma estrutura de atendimento robusta, estável e em expansão, desmentindo qualquer alegação de descontinuidade de serviços:
Hospital Nilton Lins: Consolida-se como um centro de alta complexidade com mais de 100 leitos e ampla oferta de exames, como raio-X, tomografia e ultrassonografia, garantindo diagnóstico e atendimento resolutivo.
Atendimento de Urgência 24h: Os prontos-socorros nos hospitais Nilton Lins e Rio Negro oferecem atendimento 24 horas, com equipes multidisciplinares e protocolos internos de alta segurança para acolher casos de urgência com agilidade.
Perfilização Hospitalar: A rede é estrategicamente perfilizada para atender a todas as demandas: o Hospital Rio Solimões é referência no atendimento pediátrico, e o Hospital Rio Amazonas possui perfil materno-infantil, com salas de parto, centro cirúrgico e UTI Neonatal.
Cuidado Especializado: A Hapvida ainda oferece assistência a pacientes neurodivergentes por meio de unidades especializadas (Clínicas Adrianópolis, Palmares e Vieiralves) com atendimento multidisciplinar, incluindo fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Pronto Atendimento (PA): Os PAs Distrito e Cidade Nova fornecem atendimento médico adulto e pediátrico, integrados aos hospitais de retaguarda, para otimizar a jornada do paciente.
Com 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil e uma equipe de mais de 73 mil colaboradores, a Hapvida segue firme em sua missão de levar saúde de qualidade e acessível ao brasileiro, pautada em qualidade médica e inovação.
O presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro, em seu comunicado, buscou acalmar o mercado após a forte e exagerada reação aos resultados do 3T25, que viu a sinistralidade aumentar devido a fatores como a sazonalidade mais forte (viroses e doenças respiratórias) e o impacto temporário da expansão acelerada da rede própria. Ele defendeu a estratégia de verticalização da Hapvida, destacando a abertura de mais de 1.000 novos leitos em 2025 e a inauguração de sete hospitais para garantir mais qualidade, controle e acessibilidade.
Além disso, Pinheiro ressaltou a confiança da família controladora na Companhia, anunciando a ampliação do programa de recompra de ações e o aumento da participação familiar para mais de 40%, reafirmando o compromisso de longo prazo com a missão de levar saúde ao brasileiro.


