Governador Wilson Lima negocia instalação de Consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos
Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, está em negociações para trazer o Consulado dos Estados Unidos para Manaus, visando facilitar o processo de emissão de vistos. Atualmente em Nova York, nos Estados Unidos, o governador busca fortalecer as relações diplomáticas entre o Amazonas e os EUA.
A articulação para a instalação do consulado teve início em maio de 2023, quando Wilson Lima solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a criação de um posto para emissão de vistos para os Estados Unidos no Amazonas.
“O Amazonas é um estado estratégico para viagens às Américas Central e do Norte, e a instalação de um posto vai beneficiar toda a região Norte do Brasil. Além disso, toda a cadeia produtiva do turismo será beneficiada, movimentando a economia e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da população”, afirmou Wilson Lima na época.
Durante sua estadia nos EUA, o governador abordou, nesta terça-feira (14/05), novas matrizes econômicas incentivadas pelo Governo do Amazonas como alternativas para a região. Ele também destacou a operação de potássio em Autazes, município do estado.
“O Estado do Amazonas tem feito algo diferente, que é atrelar essa geração de crédito de carbono a indicadores sociais, melhorando a vida das comunidades onde os projetos estão sendo implementados”, ressaltou o governador. “Com relação ao potássio, estamos avançando para que essa seja a operação mais verde do mundo. É importante para mudar a realidade de quem mora em Autazes, de quem mora no Amazonas”, completou Wilson Lima.
Caso a proposta de instalação do consulado no Amazonas seja aceita, o posto para emissão de vistos será o primeiro da região Norte e o quinto do Brasil, que atualmente conta com o serviço nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília.