Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Governador Wilson Lima assina decreto para dar mais transparência às filas da saúde

Compartilhe
Governador Wilson Lima assina decreto para dar mais transparência às filas da saúde

Amazonas – O governador Wilson Lima assina, nesta terça-feira (01), no Centro de Convenções Vasco Vasques, o decreto que regulamenta a Lei da Transparência da Fila (Lei Estadual n⁰ 5.078/2020), instituindo a fila única e transparente do Sistema de Regulação (Sisreg) de consultas, exames e cirurgias. Com isso, todo cidadão do Amazonas poderá acompanhar o histórico dos seus agendamentos na rede pública estadual de saúde.

Para implementar a medida, o Governo do Estado está desenvolvendo o Portal da Transparência da Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), com prazo de até 120 dias para ser lançado. A medida faz parte do pacote de ações do programa “Saúde Amazonas”, que reordena e moderniza a rede de assistência no estado.

“Com fila única e transparente, estamos acabando com qualquer tipo de privilégio para a utilização dos serviços de saúde pública. Com isso, a saúde passa, de fato, a estar ao alcance de todos”, afirma o governador Wilson Lima.

A assinatura acontece durante evento de apresentação do programa “Saúde Amazonas” para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A solenidade no Centro de Convenções Vasco Vasques contará com a participação de representantes dos demais poderes e dos órgãos de controle.

Acesso público – A Lei n⁰ 5.078, sancionada em janeiro de 2020, determina que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) publique, para acesso irrestrito, a lista de espera de pacientes na rede pública estadual, incluindo as entidades conveniadas ou quaisquer outros prestadores que recebam recursos do Estado ou do Sistema Único de Saúde (SUS).

A lista deve conter informações como: data de solicitação do procedimento; ordem cronológica de espera em que o paciente se encontra; relação dos pacientes já atendidos; estimativa de prazo para o procedimento solicitado, entre outras.

’Saúde Amazonas’ – Lançado nesta última segunda-feira (31), durante a inauguração da nova sede da Cura, o “Saúde Amazonas” prevê investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão, nos próximos dois anos, para a reestruturação da saúde no estado.

Dividido em nove eixos, o programa também inclui a ampliação de leitos, o fortalecimento da transparência e controle e a valorização dos servidores, melhorando a prestação dos serviços à população.

Uma das prioridades é a redução da fila de espera por exames e consultas na rede estadual, com a ampliação de 65% da oferta de procedimentos nos próximos seis meses. Com o reordenamento da assistência, a oferta de vagas/mês para procedimentos saltará de 262 mil, em julho, para 404,7 mil.

Com informações da Assessoria. 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais