Globo cancela transmissão do Festival de Parintins após não conseguir acordo com TV Acrítica
Manaus – A Globo anunciou o cancelamento da transmissão do Festival de Parintins 2024, uma das maiores festas regionais do Brasil. Inicialmente, a emissora havia planejado a exibição do evento, mas as negociações não avançaram devido a um impasse com a TV A Crítica, que detém os direitos de transmissão do festival até 2025. A TV A Crítica é conhecida por ter o apresentador Sikera Júnior em seu elenco.
Em nota enviada ao F5 na tarde desta quinta-feira (13), a Globo explicou: “A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento.”
Apesar do cancelamento, a emissora reforçou seu interesse em continuar cobrindo o festival: “Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento.”
A formalização do interesse da Globo tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao seu portfólio de grandes transmissões culturais. “O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica,” concluiu a nota.
Tentativas de Transmissão
Em maio, a Globo havia afirmado que iria transmitir a edição deste ano do festival, marcada para acontecer entre 28 e 30 de junho, com uma exibição dos melhores momentos em TV aberta no dia 7 de julho. No entanto, a TV A Crítica, que tem os direitos exclusivos de transmissão até 2025, não apreciou a movimentação da Globo sem consulta prévia, o que dificultou as negociações.