Fornecedor da Prefeitura de Parintins já foi preso, em Manaus, acusado de aplicar mais de 200 golpes; veja vídeo
Amazonas – Alan David Belchior Varjão Teles, de 37 anos, já foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), apontado como responsável por aplicar mais de 200 golpes em uma revendedora de veículos em Manaus, em dezembro de 2023. Ele foi indiciado por estelionato, apropriação indébita, receptação qualificada, falsidade ideológica e falsificação de documentos particulares.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que o acusado foi preso na Avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
Veja:
Alan Teles é conhecido do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia. Ele é fornecedor do município, onde presta serviço de transporte de lixo no caminhão de sua propriedade. O veículo está com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa de licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) atrasados. Estando irregular, o veículo não poderia circular. Mesmo assim, o prefeito mantém o contrato.
Acusações
De acordo com as investigações da época, Alan Teles era proprietário da revendedora de veículos denominada “Teles Veículos,”. Utilizava a empresa como fachada para realizar seus crimes. Teles convencia as vítimas a contrair contratos de financiamento bancário, apropriando-se dos veículos comprados para revendê-los a terceiros.
Cicero Túlio, titular do 1º DIP, declarou que Alan Teles recebia veículos de clientes em sua loja sob pretexto de vendê-los, mas não repassava os valores decorrentes dessas vendas aos seus legítimos proprietários. Em alguns casos, quando os clientes reclamavam de problemas mecânicos nos veículos, Teles os recebia para reparos, mas os vendia sem o consentimento dos donos.