Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Em reunião, especialista alerta para chegada do fenômeno “La Niña” no Amazonas

Compartilhe
Em reunião, especialista alerta para chegada do fenômeno “La Niña” no Amazonas

Amazonas – Aconteceu na tarde desta quinta-feira (07), uma reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-AM), entre o deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), o Superintendente do órgão, Afonso Lins e a presidente do Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Meteorologia do Amazonas (NRAM/SBMET), Patrícia Guimarães. O objetivo foi o de propor saídas para que o Amazonas enfrente devidamente fenômenos meteorológicos recorrentes e previna a população de catástrofes.

Patrícia afirmou que alguns destes fenômenos se estabelecem com relativa antecedência, em especial na Amazônia. “É possível se antecipar a alguns fenômenos característicos da nossa região, possibilitando fazer o desvio uma rua, ou tirar pessoas de determinados locais, onde podem acontecer deslizamentos de terras”. Além disso, ela assegurou que o La Niña chegará por volta de dezembro ao Amazonas. “Nós já temos dados de que haverá a incidência novamente do fenômeno este ano. Ele é causado pelo resfriamento das águas superficiais do Pacífico Equatorial, na região da costa do Peru. No Brasil, o La Niña provoca a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste”, concluiu a meteorologista.

Afonso Lins explica que o apoio do Legislativo Estadual é de fundamental importância para reduzir os efeitos dos fenômenos naturais. “Nós estamos pedindo o apoio ao deputado Álvaro, que seja realizada uma Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa, com a finalidade de se demonstrar a importância da inserção dos meteorologistas em cada Calha de Rio. Isto vai facilitar essas previsões e evitar problemas para os municípios do interior” afirmou o Superintendente.

Para Álvaro Campelo é necessário que os meteorologistas tenham maior participação nos diversos órgãos do estado e dos municípios. “A previsão do tempo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico do nosso estado, seja na agricultura, na pecuária, na geração de energia, além de contribuir para a prevenção de acidentes e catástrofes”, concluiu o deputado.

Prejuízos causados por desastres naturais

Em 2020, o Amazonas teve prejuízos de R$ 329,5 milhões causados por desastres naturais. O valor consta no estudo “Danos prejuízos causados por outros desastres durante a pandemia em 2020”, da CNM (Confederação Nacional de Municípios).

A pesquisa mostra o impacto financeiro de fenômenos como inundações, alagamentos, deslizamentos, secas e incêndios florestais registrados durante a pandemia de Covid-19. O mapeamento mostra ainda os malefícios humanos, materiais e ambientais dos desastres naturais, potencializados pela ação humana.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais