Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Dep. João Luiz quer ampliar os debates sobre manejo do jacaré no AM

Compartilhe
Dep. João Luiz quer ampliar os debates sobre manejo do jacaré no AM

Na manhã desta terça-feira (5), ao parabenizar o governador do Estado, Wilson Lima, pelos incentivos de fortalecimento à cadeia produtiva do manejo do pirarucu em Fonte Boa, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) afirmou a necessidade de ampliar, também, os debates em torno do manejo do jacaré no Amazonas.

Na avaliação do parlamentar, a exemplo do que já ocorre com o pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RSD) Mamiraurá, em Fonte Boa, onde o governador inaugurou a unidade de beneficiamento, o entreposto de pescado e o complexo frigorífico, o Estado também poderia ampliar as linhas de pesquisa e investir em políticas públicas voltadas para o manejo do jacaré.

“O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá tem um programa de pesquisa em conservação e manejo de jacarés, mas precisamos criar políticas públicas de incentivo para fomentar essa cadeia produtiva. Conversei com alguns pescadores de Fonte Boa, durante a feira da Fundação Amazônia Sustentável, e eles demonstraram entusiasmo para aprimorar e investir no beneficiamento de jacaré. Mas para isso, precisamos ampliar a discussão sobre o tema”, afirmou João Luiz, ao acrescentar que o instituto desenvolve estratégias orientadas ao monitoramento participativo comunitário de jacarés e à estruturação da cadeia produtiva.

O parlamentar ressaltou que, há algum tempo, tem se reunido com instituições, associações de pescadores e o Executivo federal para discutir o fomento do manejo do jacaré no Estado. “O próprio governador demonstrou interesse em seguir o exemplo do Mato Grosso, que já possui uma indústria instalada de beneficiamento de jacaré. Isso garantiria desenvolvimento econômico aos municípios do interior, com a geração de emprego e renda”, destacou.

Pirarucu

A unidade de beneficiamento, o entreposto de pescado e o complexo frigorífico, inaugurados na última segunda-feira (5) na RDS Mamirauá, receberam recursos do Fundo Amazônia e vão beneficiar mais de 500 famílias.

Somente a unidade básica de beneficiamento de pescado para processamento do pirarucu tem capacidade de produção de até 1,5 tonelada de pescado por dia, devidamente embalados e rotulados. A unidade recebeu apoio de R$ 150 mil, beneficiando diretamente 84 famílias de pescadores por meio da Associação de Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Fonte Boa. 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais