Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Concluída a reforma da Catedral Metropolitana de Manaus

Compartilhe
Concluída a reforma da Catedral Metropolitana de Manaus

Amazonas – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou, nesta sexta-feira (12), a obra de reforma da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, principal templo católico de Manaus e um dos marcos históricos mais importantes da cidade.

Com investimento de R$ 4,5 milhões, fruto de emenda da bancada parlamentar da legislatura passada, a intervenção teve como foco garantir a segurança, acessibilidade e conservação preventiva do edifício, que integra o conjunto urbano protegido do Centro Histórico de Manaus.

A entrega aconteceu numa solenidade em Ação de Graças e contou com a presença de representantes da Arquidiocese de Manaus, da bancada federal amazonense, e de autoridades estaduais e municipais.

Preservação e segurança do patrimônio

Os serviços realizados na Catedral contemplaram um amplo conjunto de ações voltadas à conservação, segurança e pleno funcionamento do bem.

Entre as intervenções, destacam-se: pintura interna e externa (paredes, coretos, esquadrias e guarda-corpos); recuperação do mobiliário (bancos e cadeiras da nave, além dos móveis da copa); revitalização de revestimentos e esquadrias; revisão completa das redes elétrica, hidrossanitária e de prevenção e combate a incêndio; instalações de acessibilidade (adequação e construção de rampas); modernização do sistema de sonorização (nave e sacristia) e implantação de novo sistema de climatização.

Foram executados, ainda, reforços estruturais, instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), implantação do circuito fechado de TV (CFTV), restauração de pisos e gradis, recomposição de argamassas e pintura das torres sineiras.

A obra incluiu também a atualização dos projetos executivos e a elaboração de um Manual de Conservação, que subsidiará as próximas ações de manutenção preventiva, garantindo a continuidade da proteção do patrimônio.

Patrimônio religioso

A reforma da Catedral integra o contrato firmado pelo Iphan para recuperação das três igrejas centenárias do Centro Histórico de Manaus – Nossa Senhora dos Remédios, São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição -, totalizando R$ 8,47 milhões em investimentos provenientes de emenda da bancada federal do Amazonas e recursos do Iphan.

“Essa entrega representa mais do que uma obra concluída. É o resultado de um esforço coletivo para preservar a história e a memória de Manaus. Cuidar do patrimônio é também cuidar das pessoas que se reconhecem nele”, afirmou Beatriz Calheiro, superintendente do Iphan no Amazonas.

Com a entrega da Catedral, o Iphan conclui o ciclo de reformas das três igrejas históricas do Centro. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi entregue em junho, e a Igreja de São Sebastião teve sua primeira etapa concluída em novembro.

A próxima etapa prevê um conjunto de intervenções de conservação e restauro na Igreja de São Sebastião, incluindo a recuperação do telhado, do forro e da torre sineira.

As obras serão viabilizadas por um novo investimento articulado pela bancada federal, em parceria com o Iphan e a Arquidiocese de Manaus.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais