Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Comerciantes do Amazonas são flagrados clonando cartões de idosos na Operação “Livre Arbítrio”

Compartilhe
Comerciantes do Amazonas são flagrados clonando cartões de idosos na Operação “Livre Arbítrio”

As polícias Civil e Militar do Amazonas deflagaram, em Nova Olinda do Norte, nesta sexta-feira (26/02), a Operação Livre Arbítrio que teve o objetivo de cumprir 9 (nove) mandados de busca e apreensão, em estabelecimentos comerciais que estariam praticando preços abusivos e retendo os cartões bancários de idosos, indígenas e outros cidadãos, juntamente com as senhas.

A operação foi feita a pedido do Minitério Público do Estado, que recebeu a denúncia por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Nova Olinda. O promotor de Justiça Kleyson Barroso, titular do MP local, pediu à Justiça que deferiu os mandados, determinando que fossem recolhidos os cartões magnéticos de terceiros que estivessem em poder dos comerciantes, além de aparelhos celulares, smartphones, tablets e notebboks e computadores utilizados nas respectivas atividades comerciais.

“Com essa medida judicial, o Ministério Público pretende acabar de uma vez por todas com essa prática que é antiga em Nova Olinda do Norte/AM, onde empresários enriqueceram vendendo produtos com preços bem acima do valor de mercado a idosos, a indígenas e a outros cidadãos, que tinham seus cartões bancários e senhas retidos por esses comerciantes, como garantia de pagamento. Por estarem com os cartões e senhas, os comerciantes faziam os saques e devolviam para o dono do cartão o valor que sobrasse após descontar o custo superfaturado das compras”, afirmou o Promotor de Justiça Kleyson Barroso.

A operação recebeu a denominação de Livre Arbítrio, porque essa prática adotada pelos comerciantes retira a liberdade dos idosos, dos indígenas e de outros cidadãos de comprarem no estabelecimento comercial que achassem mais conveniente, já que sempre ficaram presos ao estabelecimento comercial onde seus cartões bancários estavam retidos e sujeitos a preços abusivos. Centenas de cartões e dezenas de documentos – RGs e CPFs – foram apreendidos, além de armas de fogo. Os comerciantes foram levados para a Delegacia de Nova Olinda do Norte, onde responderão criminalmente por retenção dos cartões e apropriação indébita.

A operação policial foi coordenada pelo Delegado Bruno Fraga e contou com a participação de policiais civis e militares, que deslocaram-se de Manaus exclusivamente para a operação.

 

 


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais