Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Após pedido de intervenção da Defensoria, Governo do AM afirma atuar com rigor no combate às queimadas

Compartilhe
Após pedido de intervenção da Defensoria, Governo do AM afirma atuar com rigor no combate às queimadas

Amazonas – O Governo do Amazonas afirmou que desde o início do ano vem adotando uma série de medidas para o enfrentamento das queimadas, desmatamento e dos efeitos ocasionados pelo período de estiagem. Em nota, o Governo disse ainda que tem atuado “com rigor” e que a estiagem registrada neste ano é mais severa e considerada uma das maiores da história.

A Defensoria Pública do Estado pediu intervenção federal no Estado por causa da estiagem. A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai analisar o pedido.

No boletim mais recente divulgado pelo Estado, 48 municípios estavam em estado de emergência e outros 12, em alerta, afetando mais de 390 mil famílias.

A Defensoria afirma que a medida é necessária devido à ausência de ações estruturantes do Governo.

Em setembro, o governo estadual decretou estado de emergência ambiental, mas desde então foi registrado aumento no número de focos de calor.

Segundo a representação feita à PGR, isso não se deve exclusivamente à estiagem, que é tradicional no verão amazônico, mas também a práticas ilegais, como a supressão de vegetação para a pecuária.

Se a PGR atender ao pedido feito pela DPU, deve solicitar a intervenção federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que estariam em jogo princípios constitucionais, como o direito à saúde e ao meio ambiente equilibrado.

Em nota, o Governo do Amazonas lista uma série de ações que incluem investimentos em equipamentos, treinamento de equipes, alertas com antecedência aos municípios sobre medidas a serem adotadas, alinhamento de iniciativas com outros entes, como as Forças Armadas e governo federal, a realização de operações de prevenção e enfrentamento a ilícitos ambientais e decretação de estado de emergência.

O Governo afirma ainda que tem atuado com rigor diante da forte estiagem e, principalmente, no combate às queimadas ilegais, que já alcança R$ 17 milhões em multas nas regiões sul e metropolitana de Manaus, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

De acordo com o Estado, o primeiro semestre encerrou com a notícia de redução de 55% na quantidade de alertas de desmatamento, segundo dados do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre as medidas listadas, em julho, o governador apresentou o planejamento e uma série de ações para o início do período de estiagem com o objetivo de conter focos de incêndio. Também foram assinados decretos com o plano de prevenção e combate a desmatamentos e queimadas e de situação de emergência ambiental.

O Estado destaca o contato com o governo federal como para a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, por até 90 dias, em Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré – municípios onde há uma parcela maior de áreas federais e que concentram a maior parte dos incêndios florestais do Estado.

Ontem o governador Wilson Lima conversou com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, José Múcio (Defesa) e Silvio Costa (Portos e Aeroportos) para solicitar apoio ao trabalho do Estado no combate às queimadas. No mesmo dia o governador deu início ao reforço das fiscalizações de crimes ambientais na região do município de Autazes, próximo à Manaus, com o envio de mais 64 agentes.

Ainda segundo o governo do Estado, neste mês foi anunciada a antecipação do pagamento do Auxílio Estadual deste mês e o encaminhamento de um Projeto de Lei para anistiar produtores rurais com prejuízo por conta da seca que tiveram operação de crédito junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Ontem foram entregues ajuda humanitária como cesta básica, água, kits de higiene e remédios a moradores dos municípios de Manacapuru, Caapiranga e Manaquiri, também afetados pela estiagem, de acordo com a nota do governo estadual, segundo o Valor Global.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais