Amazonas registra segundo maior crescimento econômico do Brasil em outubro, diz BC
Amazonas – O Amazonas registrou o segundo maior crescimento econômico do país em outubro de 2025, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central na sexta-feira (26). A economia amazonense avançou 5,7% na comparação com outubro de 2024, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que liderou o ranking com alta de 7,0%.
O desempenho colocou o estado entre os principais destaques nacionais do levantamento, que acompanha mensalmente a evolução da atividade econômica nos estados brasileiros. O resultado do Amazonas também foi decisivo para o desempenho da Região Norte, que apresentou a maior variação percentual entre as grandes regiões do país, com crescimento de 3,2% no período analisado.
De acordo com o Banco Central, a expansão da economia amazonense ao longo de 2025 foi impulsionada principalmente pela Zona Franca de Manaus (ZFM), com destaque para o avanço da atividade industrial, além do fortalecimento dos setores de comércio e serviços.
O IBCR é calculado a partir de dados da indústria, comércio, serviços e agropecuária e funciona como um termômetro de curto prazo da economia, antecipando tendências antes da divulgação oficial do Produto Interno Bruto (PIB).
Entre os 13 estados acompanhados pelo Banco Central, apenas São Paulo (-0,9%) e Paraná (-0,6%) registraram retração da atividade econômica em outubro, enquanto o Amazonas consolidou-se como um dos motores do crescimento regional e nacional.


