15 pacientes com Covid deixam Manaus para fazer tratamento na Paraíba
Manaus (AM) – O Governo do Amazonas transferiu 15 pacientes, na tarde deste domingo (07/02), para a cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, com objetivo de dar sequência ao tratamento da Covid-19 e desafogar o sistema de saúde do Amazonas. A operação é realizada desde o dia 15 de janeiro, por meio do Plano de Cooperação firmado entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal.
O embarque ocorreu às 13h, no Aeroporto de Ponta Pelada, zona sul de Manaus. Todos os pacientes passaram por uma última avaliação médica e seguiram viagem para a cidade paraibana, na aeronave C-99ª, da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem realizado todos os embarques, ao lado da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Os pacientes transferidos estavam internados em cinco unidades de saúde da capital: 11 foram transferidos dos hospitais prontos-socorros 28 de agosto (6), Platão Araújo (4) e João Lúcio (1); e quatro foram transferidos dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) José Lins (3) e Eliameme Rodrigues (1).
Transferências – Ao todo, já foram feitas 526 transferências de pacientes infectados pelo coronavírus para outros estados. Dessas, 518 foram pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e oito foram pacientes oncológicos. Com o embarque de hoje, são 457 pacientes transferidos de Manaus e 51 pacientes transferidos do interior.
Essa é a terceira transferência para o estado da Paraíba e a segunda para a capital João Pessoa. Com a transferência de hoje, aquele estado já recebeu 45 pacientes do Amazonas.